Realidade X Fantasia:
Sua influência no raciocínio dedutivo
Resumo
A importância do modo de apresentação das tarefas para avaliar o desempenho cognitivo tem sido enfatizada em muitos estudos. Em três experimentos sobre a compreensão de problemas silogísticos com conteúdos contrários à experiência do dia-a-dia das crianças analisou-se até que ponto a visibilidade de brinquedos durantea tarefa onde brincadeiras eram incluídas, seria um fator fundamental no desempenho na medida' em que favoreceria a memorização das premissas. Os Experimentos I, II e III demonstraram que, como no estudo de Dias e Harris (submetido), o desempenho das crianças era significativamente melhor quando as premissas eram apresentadas dentro de um contexto de brincadeira do que quando eram apresentadas de modo verbal comum. O contexto de faz-de-conta mais do que a visível presença dos brinquedos durante a apresentação é que facilita o raciocínio das crianças quando as premissas dos problemas vão de encontro à suas experiências.
Downloads
Referências
processes. American Psychologist, 26, 867-76.
DIAS, M.G.B.B. & HARRIS, P.L (submetido). O efeito da brincadeira de "faz-deconta"
no raciocínio dedutivo.
HAWKINS, J.; PEA, R.D.; GLICK, J. and SCRIBNER, S. (1984). "Merds that
laugh don't like mushrooms": Evidence for deductive reasoning by prescholers.
Developmental Psychology, vol. 20, n.° 4, 584-594.
JENNINGS, S. & WALKER, P. (1987). Presented at the Biennial Meeting of the
Society for Research in Child Development, Baltimore, Maryland.
KUHN, D. (1 977). Conditional reasoning in children. Developmental Psychology,
13, 342-353.
OAKHILL, J. (1984). Why children have difficulty reasoning with three-term
series problems, British Journal of Developmental Psychology 2, 223-
230.
PIPER, D. (1 985). Syllogistic Reasoning in varied narrative contexts: Aspects
of logical and linguistic development. Journal of Psycholinguistic
Research, vol. 14, n.° 1.
ROBERGE, J.J. & PAULUS, D.H. (1971). Developmental pattern for children's
class and conditional reasoning abilities. Developmental Psychology, 4,
191-200.
SCRIBNER, S. (1 975). Recall of Classic Syllogisms: a cross-cultural investigation
of errors in logical problems. In R. Falmagne (Ed.) Reasoning Representation
and Process. Hillsdale, Erlbaum.
TAPLIN, J.E.; STAUDENMAYER, H. & TADDONIO, J.L. (1974). Developmental
changes in'conditional reasoning: Linguistic or logical? Journal of Experimental
Psychology, 17, 360-373.