Legados de Lélia Gonzalez:
a teoria social mobilizando afetos, re-existências e pertencimentos
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10467043Palavras-chave:
Brasil, Contra-colonização, Estudante universitario, Intelectual, Lélia Gonzalez, UniversidadeResumo
O presente trabalho propõe-se a investigar a presença e re-existência da intelectual Lélia Gonzalez (1935-1994) no contexto acadêmico brasileiro no que toca sua apropriação epistemológica, política e afetiva entre estudantes universitários/as. A pesquisa, de tipo qualitativa, foi realizada através de questionários e entrevistas com estudantes de graduação e pós-graduação, os quais permitiram analisar de que modo o pensamento da autora está sendo recepcionado, debatido, percebido. A despeito da tentativa de invisibilização da autora por parte do projeto eurocêntrico e racista de conhecimento, os relatos das/os estudantes convergiram com o cenário de (re)existência estabelecidos por uma rede de forças, contra o epistemicídio, atuantes dentro e fora da universidade, que não permitem que o legado e relevância de Gonzalez seja relegado ao esquecimento.
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