Instrumento de acción pública

edicto de inclusión digital para la reanudación de las actividades académicas de los estudiantes de la Universidad de Brasilia, en el contexto de la pandemia de COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5984748

Palabras clave:

Aprendizaje a distancia, Brasil, COVID-19, Inclusión digital, Instrumento de acción pública

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar la instrumentalización de la acción pública de los edictos que establecieron ayudas de emergencia para apoyar la inclusión digital de los estudiantes en situación de vulnerabilidad socioeconómica de la Universidad de Brasilia, en el contexto de las medidas de aislamiento social de la pandemia de Covid-19.

Se utilizó como metodología los análisis cuantitativos cualificados de la Investigación Social de la UnB y las entrevistas en profundidad para mapear las principales direcciones y los directores estratégicos que reflejaban los aciertos y las dificultades de las acciones desarrolladas para la promoción de la asistencia al estudiante en la inclusión digital, en el ámbito de las actividades educativas en formato remoto. Para evaluar los apuntes de los entrevistados se utilizó la técnica de la matriz de SWOT, pudiendo identificar las experiencias adquiridas por los editores en la implementación del programa de inclusión digital.

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Biografía del autor/a

Cristina Borges Mariani, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília, UnB (2021). Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA (2018). Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Euroamericano, UniEuro (2008). Servidora pública federal da carreira de Analista de Políticas Sociais, ATPS.

Júlio Cezar Costa Ramos, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

É Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Especialista em Gestão Pública (UNIVASF) e Mestre em Administração Pública (UNIVASF). Atualmente, está doutorando em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional na Universidade de Brasília (UnB) e faz parte do grupo de pesquisa Processos de Inovação e Aprendizagem em Gestão Social, da Escola Livre em Gestão Social (UnB, UFCA, UFSB e UTF). É servidor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e está como Secretário Executivo da Comissão de Ética da ANTT. Coautor e coorganizador do livro Diferentes Olhares sobre a Ética na Administração Pública no Brasil, além da temática de ética, dedica os seus estudos à mobilidade urbana, transparência pública, gestão compartilhada entre entes federativos, cooperação internacional, sustentabilidade, Gestão Social, estudos críticos em políticas públicas, entre outros. 

Lorena dos Santos Rodrigues, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (2019) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2013). É professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal com especialização em alfabetização. Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional , na Universidade de Brasília. 

Ricardo Ajax Dias Kosloski, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1981); pos graduação em Engenharia de Software (2003); e mestrado pela Universidade Católica de Brasilia (UCB) - 2005. Atualmente prof Assistente II da Universidade de Brasília (desde 2011), atuando em temas como engenharia de software, métricas de software, testes de software, qualidade e produtividade em desenvolvimento de software e uso de metodologias ativas no ensino de graduação em Engenharia de software. Participei de projetos de pesquisa envolvendo o MCTIC, em 2012/13, no projeto de dimensionamento da força de trabalho junto ao MP - Ministério do Planejamento (2018). 2020 - Atualmente cursando o doutorado UnB - Universidade de Brasília, no CEAM - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, PPGDSI - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional no projeto sobre Desenvolvimento e Inovação para Automação de Serviços Públicos no âmbito da Transformação dos Serviços.

Valeria Maria Rodrigues Fechine, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. Mestra em Estatística e Métodos Quantitativos pela Universidade de Brasília (1999). Graduada em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e Ciências Contábeis - Instituição Toledo de Ensino (1994). Atualmente é consultora em metodologia e análise de dados estatísticos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística Aplicada e Pesquisas Sociais

Citas

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Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Mariani, C. B. ., Ramos, J. C. C. ., Rodrigues, L. dos S. ., Kosloski, R. A. D. ., & Fechine, V. M. R. . (2021). Instrumento de acción pública: edicto de inclusión digital para la reanudación de las actividades académicas de los estudiantes de la Universidad de Brasilia, en el contexto de la pandemia de COVID-19. Revista Do CEAM, 7(2), 56–78. https://doi.org/10.5281/zenodo.5984748

Número

Sección

Investigación original