El nuevo proyecto universitario de la capital

persiste la derrota de la audácia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4460446

Palabras clave:

Anísio Teixeira, Brasil, Darcy Ribeiro, Educación Superior, Plano Orientador, UnB, Universidad, Universidade de Brasília, Reuni

Resumen

El texto analiza el reciente programa de expansión de la universidad federal brasileña impulsado por el Ministerio de Educación en el ámbito del Plan de Desarrollo Educativo (PDE). En particular, se analiza el proyecto REUNI en la UnB y en qué medida esta expansión se apoderó de las ideas de sus formuladores: Anísio Teixeira y Darcy Ribeiro.
Dado que Reuni se inspiró en la idea anisiana de la universidad, lo que se esperaba era que el proyecto de la UnB recuperara el plan rector interrumpido por la dictadura militar.
Sin embargo, se observó que además de no cumplir con las metas pactadas, el proyecto se caracterizó como la tercera interrupción del proyecto universitario formulado por Anísio Teixeira. Las dos primeras interrupciones se produjeron en vida, pero la tercera se debió a quienes dijeron estar inspirados en sus ideales.

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Biografía del autor/a

Remi Castioni, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília

(Bacharelado) em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade de Brasília, classe Associado, atuando na Faculdade de Educação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa em políticas públicas e gestão da educação. É membro também do Programa de Pós-Graduação em Educação - modalidade profissional. Tem experiência na área de políticas públicas e federalismo. Atua no tema da transição entre educação e trabalho, com ênfase em qualificação profissional, certificação profissional e ensino médio e ainda nos seguintes temas: educação, qualificação profissional, políticas de educação, sistema nacional de emprego, desenvolvimento regional. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC).

Norivan Lustosa Lisboa Dutra, Instituto Federal de Brasília - Campus Estrutural

Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2010), Bacharel em Administração de Empresas (2012), Mestre em Educação pela UFG (2014), Doutora em Educação pela UnB (2019). Integrou a equipe técnica do Núcleo Estruturante de Pesquisa e Inovação - NEPI/SETEC/MEC (2013-2016). Participou do Grupo de Trabalho (GT) para elaboração do Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal - PLAFOR/SETEC/MEC e do GT para criação de estratégias de internacionalização da educação profissional, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, no MEC. Foi professora da UFG, do Instituto Federal Goiano e atualmente é docente no Instituto Federal Brasília. Atua na área de políticas de públicas educacionais, com enfase na educação superior, formação de professores.

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Publicado

2021-03-09

Cómo citar

Castioni, R., & Lisboa Dutra, N. L. (2021). El nuevo proyecto universitario de la capital: persiste la derrota de la audácia. Revista Do CEAM, 6(2), 13–33. https://doi.org/10.5281/zenodo.4460446

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