Políticas de gestão de pessoas aplicadas no setor de recepção de redes hoteleiras
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v8i15.29393Palabras clave:
Políticas de gestão. Redes hoteleiras. Setor de recepção. João Pessoa.Resumen
Este artículo analizó las políticas de gestión de personas de cuatro cadenas hoteleras en la ciudad de João Pessoa - PB, considerando que las políticas de gestión de personas son responsables de la calificación y motivación de los empleados y reflexionan sobre cómo realizan su trabajo. Se realizó un estudio de casos múltiples utilizando cuestionarios aplicados con gerentes y recepcionistas como instrumentos de recolección de datos. Los resultados de la encuesta nos permitieron concluir que existen políticas de gestión de personas implementadas en los establecimientos y que la mayoría es bien recibida y percibida por los empleados. También se observa que los gerentes señalaron que la capacitación en idiomas extranjeros ha sido la habilidad más buscada por los gerentes para el puesto de recepción, seguido por buena comunicación, proactividad, nociones de administración y tecnología de la información operativa.
Descargas
Citas
ABNT. (2004). Recepcionista que atua em função especializada - Competência de pessoal. Competência. NBR 15036, ABNT: Rio de Janeiro. p. 2.
ABNT. (2004). Recepcionista em função polivalente - Competência de pessoal. Descrição da ocupação. NBR 15035, ABNT: Rio de Janeiro. p. 1.
Aldrigui, M. (2007). Meios de hospedagem. Aleph.
Argenti, P. A. (2006). Comunicação Empresarial: A Construção da Identidade, Imagem e reputação. 4ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier.
Brasil. Presidência da República. (2008). Lei Nº 11.771, de 17 de setembro de 2008. Recuperado de: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11771.htm Brito, O. M. (2011). Influência de um Programa de Sugestões na Melhoria da Qualidade em um Processo Industrial no Polo Industrial de Manaus. Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica. Universidade Federal do Pará.
Chiavenato, I. (2003). Introdução à teoria geral da administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Chiavenato, I. (2004). Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier.
Chiavenato, I. (2008). Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier.
Chiavenato, I. (2010). Gestão de Pessoas. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Duarte, V. V. (2005). Administração de Sistemas Hoteleiros: Conceitos Básicos. 3.ed. São Paulo: Editora Senac.
Dutra, J. S. (2001). Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. ”“ São Paulo: Editora Gente, 2001.
Dutra, J. S. (2002). Gestão de Pessoas: modelo, processo, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.
Dutra, J. S. (2004). Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas.
Fayol, H. (1990). Administração Industrial e Geral. 10 ed. São Paulo: Atlas.
Feigenbaum, A. V. (1994). Controle da Qualidade Total. São Paulo: Malcron Books.
Fernandes, E. C. (1996). Qualidade de Vida no Trabalho: como medir para melhorar. 2ed. Salvador: Casa da Qualidade.
Fiuza, G.D. (2008). Desenvolvimento e Validação da Escala de Percepção de Políticas de Gestão de Pessoas (EPPGP). Revista de Administração Mackenzie.Set.; 9(6):77-101.
Fleury, A., & Fleury, M. T. L. (2007). Estratégias Empresariais e Formação de Competências: Um Quebra Cabeça Caleidoscópico da Indústria Brasileira. 3.ed. 3ª reimpr. São Paulo: Atlas.
França, A. C. L. (2009). Práticas de recursos humanos ”“ PRH: conceitos ferramentas e procedimentos. 1 ed., 3 reimpr. São Paulo: Atlas.
Furbino, M. (2019). Plano de Carreira: sua empresa tem que fazer um! Recuperado de: https://administradores.com.br/artigos/plano-de-carreira-sua-empresa-tem-que-fazer-um
Gondim, C. B., Rodrigues, J. J., & Silva, J. O. da (2015). Desenvolvimento de Competências na Hotelaria: Um Estudo Nos Setores de Recepção e Reservas em Hotéis na Orla de João Pessoa ”“ PB. In: Anais Fórum internacional de Turismo do Iguassu.
Höpner, A. (2008). Políticas de recursos humanos e qualidade de vida no trabalho em redes hoteleiras.
Lucena, M. D. S. (1990). Planejamento de recursos humanos. São Paulo: Atlas.
Petrocchi, M. (2007). Hotelaria: Planejamento e Gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Pinho, J. B. (2006). Comunicação nas organizações. Viçosa: UFV.
Ribeiro, K. C. C. (2011). Meios de hospedagem.
Rigaud, R. P. (2018). Remuneração estratégica - cargos e salários. Recuperado de: https://administradores.com.br/artigos/remuneracao-nas-organizacoes
Weiss, C. A. (2006). Manual de treinamento e desenvolvimento: processos e operações. São Paulo, Pearson, p. 117-126.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.