Gosto de luxo ou necessidade? (Re) pensando a prática de comer na rua a partir de Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v4i7.15233Palabras clave:
TurismoResumen
O presente artigo tem o objetivo de discorrer sobre a temática das comidas de rua, aproximando-as dos conceitos de gosto de necessidade e gosto de luxo, defendidos por Pierre Bourdieu (2013), e nesse sentido procurando identificar possíveis alterações e ressignificações ocorridas a partir da entrada dos food trucks neste mercado gastronômico. Para tanto, fez-se uso de revisão bibliográfica. Nota-se que tal atividade, anteriormente classificada como marginal e destinada à s classes de menor capital econômico e cultural, passou a figurar entre as opções gastronômicas das classes de maior poder aquisitivo, graças a estratégias de distinção adotadas por empresários do setor.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.