IDENTIDADE FILOSÓFICA E PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA:
REFLEXÕES SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4913Palavras-chave:
Identidade filosófica, Prática didática, Formação docente, Autorreflexão, Ensino de filosofiaResumo
Este artigo consiste em uma reflexão acerca do percurso de formação docente em filosofia, alicerçada na problematização da vida escolar e acadêmica do professor em formação e, igualmente, na discussão dos pressupostos filosóficos do ensino de filosofia. Defende-se que há uma correlação necessária entre identidade filosófica e prática didática. Procura-se, por fim, exemplificar a tese defendida.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ARAÚJO, Valdemir. Descubra o quanto uma boa ação pode ser contagiosa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jKh25Uh_cus>. Acesso em 15 de maio de 2015, Ã s 16h.
ARISTÓTELES. Política. Tradução de Mário da Gama Kury. 3ª ed. Brasília: Editora Universi-dade de Brasília, 1997;
______. Ética a Nicômaco. Col. Os pensadores. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda, 1996, p. 117-320.
BOTTER, Barbara. Fazer filosofia: aprendendo a pensar com os primeiros filósofos. São Pau-lo: Paulus, 2013.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofiacomo problema filosófico. Trad. Ingrid Müller Xa-vier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
DELEUZE, Guilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia?. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munoz. Col. TRANS. Ed. 34, 1992.
FERREIRA, João Vicente Hadich. O retorno da filosofia ao ensino médio: reflexões e perspec-tiva. In: Cadernos UFS ”“ Filosofia, p. 47-57, disponível em: <http://200.17.141.110/periodicos/cadernos_ufs_filosofia/revistas/ARQ_cadernos_6/joao.pdf>, acesso em 27 de setembro de 2015, Ã s 10h.
GABRIEL, O PENSADOR. Nunca serão.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vYDzvxnqESQ>, acesso em 15 de maio de 2015, Ã s 16h.
GALLO, Silvio. Filosofia: experiência de pensamento. São Paulo: Scipione, 2014HEGEL, G. W. F. Sobre o ensino da filosofia. Tradutor: Artur Morão. Disponível em: < http://www.lusosofia.net/textos/hegel_sobre_ensino_da_filosofia.pdfb>.Acesso em 10.06.2015.
KOHAN, Walter Omar. O mestre inventor: relatos de um viajante educador. Trad. Hélia Frei-tas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.______. Sócrates & a Educação: o enigma da filosofia. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Hori-zonte: Autêntica Editora, 2011.
MAZAI e RIBAS, Trajetória do ensino de filosofia no Brasil. In: Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Sociais e Humanas, Santa Maria, V.2, n.1, p.1-13, 2001. Disponível em: <http://sites.unifra.br/Portals/36/CHUMANAS/2001/trajetoria.pdf> Aceso em 27 de setembro de 2015, Ã s 10h.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Col. Os pensadores: Diálogos. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda, 2000a. p. 57-97.
______. Críton. Col. Os pensadores: Diálogos. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda, 2000b. p. 99-114.
______. Fédon. Col. Os pensadores: Diálogos. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda, 2000c. p. 115-190.
______. A República. Introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. 9 ed. Lisboa/PT: Fundação Calouste Gulbenkian, 1949.
QUIRINO, Jessier. Comício em beco estreito. Disponível em: <http://letras.mus.br/jessier-quirino/758868/>. Acesso em 15 de maio de 2015, Ã s 17h.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle. 3. ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
REIS, Cláudia Barbosa. Cora Coralina e sua casa silenciosa. Revista UFG. Ano XIII, nº 11, 2011. Disponível em: <http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/dezembro2011/arquivos_pdf/artigos_cora_coralina.pdf.>. Acesso em 14 de Agosto de 2015, Ã s 10h24min.
TOMAZETTI, Elisete, M., Didática da filosofia: Algumas reflexões iniciais. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/leaf/artigo_prof_didatica.pdf>, acesso em 27 de setembro de 2015, Ã s 9h40min.UNIVESP TV. Sócrates. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mQiQqPsQ4Bs>, Acesso em 15 de maio de 2015, Ã s 17h.
ARISTÓTELES. Política. Tradução de Mário da Gama Kury. 3ª ed. Brasília: Editora Universi-dade de Brasília, 1997;
______. Ética a Nicômaco. Col. Os pensadores. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda, 1996, p. 117-320.
BOTTER, Barbara. Fazer filosofia: aprendendo a pensar com os primeiros filósofos. São Pau-lo: Paulus, 2013.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofiacomo problema filosófico. Trad. Ingrid Müller Xa-vier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
DELEUZE, Guilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia?. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munoz. Col. TRANS. Ed. 34, 1992.
FERREIRA, João Vicente Hadich. O retorno da filosofia ao ensino médio: reflexões e perspec-tiva. In: Cadernos UFS ”“ Filosofia, p. 47-57, disponível em: <http://200.17.141.110/periodicos/cadernos_ufs_filosofia/revistas/ARQ_cadernos_6/joao.pdf>, acesso em 27 de setembro de 2015, Ã s 10h.
GABRIEL, O PENSADOR. Nunca serão.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vYDzvxnqESQ>, acesso em 15 de maio de 2015, Ã s 16h.
GALLO, Silvio. Filosofia: experiência de pensamento. São Paulo: Scipione, 2014HEGEL, G. W. F. Sobre o ensino da filosofia. Tradutor: Artur Morão. Disponível em: < http://www.lusosofia.net/textos/hegel_sobre_ensino_da_filosofia.pdfb>.Acesso em 10.06.2015.
KOHAN, Walter Omar. O mestre inventor: relatos de um viajante educador. Trad. Hélia Frei-tas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.______. Sócrates & a Educação: o enigma da filosofia. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Hori-zonte: Autêntica Editora, 2011.
MAZAI e RIBAS, Trajetória do ensino de filosofia no Brasil. In: Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Sociais e Humanas, Santa Maria, V.2, n.1, p.1-13, 2001. Disponível em: <http://sites.unifra.br/Portals/36/CHUMANAS/2001/trajetoria.pdf> Aceso em 27 de setembro de 2015, Ã s 10h.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Col. Os pensadores: Diálogos. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda, 2000a. p. 57-97.
______. Críton. Col. Os pensadores: Diálogos. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda, 2000b. p. 99-114.
______. Fédon. Col. Os pensadores: Diálogos. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda, 2000c. p. 115-190.
______. A República. Introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. 9 ed. Lisboa/PT: Fundação Calouste Gulbenkian, 1949.
QUIRINO, Jessier. Comício em beco estreito. Disponível em: <http://letras.mus.br/jessier-quirino/758868/>. Acesso em 15 de maio de 2015, Ã s 17h.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle. 3. ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
REIS, Cláudia Barbosa. Cora Coralina e sua casa silenciosa. Revista UFG. Ano XIII, nº 11, 2011. Disponível em: <http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/dezembro2011/arquivos_pdf/artigos_cora_coralina.pdf.>. Acesso em 14 de Agosto de 2015, Ã s 10h24min.
TOMAZETTI, Elisete, M., Didática da filosofia: Algumas reflexões iniciais. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/leaf/artigo_prof_didatica.pdf>, acesso em 27 de setembro de 2015, Ã s 9h40min.UNIVESP TV. Sócrates. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mQiQqPsQ4Bs>, Acesso em 15 de maio de 2015, Ã s 17h.
Downloads
Publicado
— Atualizado em 2020-09-04
Versões
- 2020-09-04 (3)
- 2020-07-14 (2)
- (1)
Como Citar
Lima, L. D. de, & Velasco, P. D. N. . (2020). IDENTIDADE FILOSÓFICA E PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA:: REFLEXÕES SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (28), 181–197. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4913
Edição
Seção
Relatos de Experiência