Sobre o Lugar da Lógica na Sala de Aula

Autores

  • Patrícia Del Nero Velasco Universidade Federal do ABC - UFABC

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4385

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Lógica, Ensino Médio

Resumo

Sintetiza parte da pesquisa que a autora vem desenvolvendo sobre a possibilidade de ministrar conteúdos lógicos sob um viés essencialmente informal. Por conseguinte, procura fundamentar a importância da inclusão de conceitos de lógica no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Del Nero Velasco, Universidade Federal do ABC - UFABC

Professora da Universidade Federal do ABC (UFABC-São Paulo).

Referências

BERNARDO, Gustavo. Educação pelo argumento. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ciências humanas e suas tecnologias / Orientações curriculares para o ensino médio; volume 3. Brasília: MEC/SEB, 2006.

Da COSTA, Newton C. A. Lógica indutiva e probabilidade. São Paulo: Hucitec: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.

FISHER, Alec. A lógica dos verdadeiros argumentos. Tradução de Rodrigo Castro. São Paulo: Novo Conceito Editora, 2008.

LORIERI, Marcos Antonio. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. ”“ (Coleção Docência em Formação)

NOLT, John; ROHATYN, Dennis. Tradução de Mineko Yamashita; revisão técnica de Leila Zardo Puga. São Paulo: McGraw-Hill, 1991. ”“ (Coleção Schaum)

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: do humanismo a Descartes. Vol. 3. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulinas, 2004.

ROCHA, Ronai Pires da. Ensino de Filosofia e Currículo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

SALMON, Wesley C. Lógica. Tradução de A. Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

WALTON, Douglas. Lógica informal. Tradução de A. L. R. Franco e C. A. L. Salum. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Downloads

Como Citar

Velasco, P. D. N. (2011). Sobre o Lugar da Lógica na Sala de Aula. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (13), 64–75. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4385

Edição

Seção

Artigos