PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E SEUS TEMPOS DE APRENDIZAGEM:

UM VÉU DE INTEGRAÇÃO IDEOLÓGICA

Autores

  • Isabella Fernanda Ferreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4761

Palavras-chave:

Pedagogia das Competências, Organização Escolar em Ciclos, Organização seriada de Ensino, Philippe Perrenoud, Teoria Crítica

Resumo

artigo analisa a crítica de Perrenoud ao sistema seriado de ensino e à pedagogia tradicional como sendo promotores da mera adaptação ao sistema de produção capitalista, propondo que sejam substituídos pela Pedagogia das Competências e sua organização escolar em ciclos, como superação dessa adaptação acrítica. Nesta análise, tecemos um diálogo entre as afirmativas de Perrenoud e os teóricos-críticos da Escola de Frankfurt.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Fernanda Ferreira, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

ADORNO, T. W. Educação e emancipação.Rio de Janeiro, RJ: Editora Paz e Terra, 1995.

_______. Teoria da Semiformação (2010). In: PUCCI, B; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N, ZUIN, A. A. S. Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro, R.J: Zahar, 1985.

BOURDIEU, P. Escritos da educação. Petrópolis: Vozes, 2003.

ENGUITA, M. F. A face oculta das escolas. Porto Alegre, RS: Artes Médias, 1989.

FERREIRA, I. F. Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente. Universidade Estadual Paulista. Araraquara/SP. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) ”“ Orientadora: Dra Paula Ramos de Oliveira.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 1987

GRAMSCI, A. Americanismo e Fordismo. São Paulo, SP: Hedra, 2011.

KANT, I. Resposta à pergunta: O que é esclarecimento? In: Textos Seletos (edição bilíngüe). Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, RS: Artmed, 1999.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para Ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

PERRENOUD, P.Escola e cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005.

PERRENOUD, P. Os ciclos de aprendizagem. Um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.

PERRENOUD, P. Pedagogia Diferenciada. Das intenções à ação. Porto Alegre, RS: Artmed, 1999.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1970.

SENNETT, R. A corrosão do caráter. Consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2011.

Downloads

Como Citar

Ferreira, I. F. (2016). PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E SEUS TEMPOS DE APRENDIZAGEM:: UM VÉU DE INTEGRAÇÃO IDEOLÓGICA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 196–220. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4761

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Formação: Intersecções Epistemológicas"