A questão da arte e da educação na cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i5.4116Resumo
Sabendo que a expressão artística no ciberespaço é redimensionada consolidando a concretização do hipertexto, as questões sobre as quais se reflete neste artigo são: se a produção coletiva de uma “expressão” artística seria realmente condição para a sua universalidade, se além da multidimensionalidade no universo virtual não ocorreria também a unidimensionalidade, e por fim, possíveis conseqüências sobre a arte e a formação cultural.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. A arte é alegre. In:______Teoria Crítica,estética e educação. São Paulo/Piracicaba, SP: Autores Associados/Editora Unimep (apoio Fapesp), 2000..
ADORNO, T. W. Teses sobre religião e arte. In:______Teoria Crítica,estética e educação. São Paulo/Piracicaba, SP: Autores Associados/Editora Unimep (apoio Fapesp), 2000.
ADORNO, T. W. Notas de literaturaRio de Janeiro, RJ: Tempo Brasileiro,1991.
ADORNO, T. W. Teoria da semicultura. Revista Educação e Sociedade, nº 56, Ano XVII, 1996.
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro, RJ: Editora Paz e Terra, 1995.
ADORNO, T. W. Teoria Estética.Lisboa: Edições 70, 1988.
BENJAMIN, W.Magia e Técnica, Arte e Cultura: ensaios sobreliteratura e história da cultura.Obras Escolhidas, v. 01. São Paulo, SP: Brasiliense, 1993.
CAMPOS, A. de. http://www.uol.com.br/augustodecampos.
FURASTÉ, P. A.Normas técnicas para o trabalho científico. Porto Alegre, RS: Dáctilo ”“Plus, 2000.
GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica.Campinas, SP: editora Alínea, 2001.
LÉVY, P. O que é o virtual.São Paulo, SP: Editora 34, 1996.
LÉVY, P. Cibercultura.São Paulo, SP: Editora 34, 1999.
MARCONDES, F. A linguagem da sedução. São Paulo, SP: Perspectiva, 1998.
MARCUSE, H.A ideologia da sociedade industrial: o homemunidimensional.Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1973.
RAMOS-DE-OLIVEIRA, N, ZUIN, A. A. S., PUCCI, B. Teoria Crítica,estética e educação. São Paulo/Piracicaba, SP: Autores Associados/Editora Unimep (apoio Fapesp), 2000.
SALDANHA, L. C. D.Escrita, leitura e saber na cibercultura e suasrelações com a educação . São Carlos, SP: P.P.G.E da UFSCar ”“Tese de Doutorado, 2001.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo, SP: Editora Cortez, 2002.