A DIALÉTICA NEGATIVA ADORNIANA:

REFLEXÕES SOBRE A NECESSIDADE DE CRÍTICAS ENDÓGENAS SOBRE AS ABORDAGENS DE ENSINO

Autores

  • Isabella Fernanda Ferreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i23.4664

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Fernanda Ferreira, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

ABENSOUR, M. A escola de Frankfurt. In: Entrevistas do Le Monde: filosofias. São Paulo, SP: editora Ática, 1990.

ADORNO, T. W. Dialética Negativa. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2009.

_______. Educação e emancipação.Rio de Janeiro, RJ: Editora Paz e Terra, 1995.

_______. Teoria da Semiformação (2010). In: PUCCI, B; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N, ZUIN, A. A. S. TeoriaCrítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.Documento Introdutório. Versão/agosto de 1996.

CAMBI, Francis. História da pedagogia.São Paulo, SP: Editora UNESP, 1999.

COMENIUS, I. A. Didáctica Magna.Disponível em: www.BooksBrasil.org, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1975.

MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, SP: EPU, 1986.

NEILL, A. Liberdade sem medo. São Paulo, SP: Ibrasa, 1976.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 1970.

PUCCI. Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA. Newton; ZUIN, Antônio Álvaro.Adorno: o poder educativo do pensamento crítico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

ROGERS, C. Tornar-se pessoa.São Paulo, SP: Martins Fontes, 1978.

SAVIANI, Dermerval. Escola e Democracia.29º ed. São Paulo. S.P: Autores Associados, 1995.

SKINNER, B.F. Contingências de reforço.Uma análise teórica. São Paulo, SP: abril, 1980.

VIGOTSKI, L. S. Linguagem, desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo, SP: Ãcone, 2006.

Downloads

Como Citar

Ferreira, I. F. (2015). A DIALÉTICA NEGATIVA ADORNIANA:: REFLEXÕES SOBRE A NECESSIDADE DE CRÍTICAS ENDÓGENAS SOBRE AS ABORDAGENS DE ENSINO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (23), 81–106. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i23.4664

Edição

Seção

Artigos