PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E SEUS TEMPOS DE APRENDIZAGEM:
UM VÉU DE INTEGRAÇÃO IDEOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4761Palabras clave:
Pedagogia das Competências, Organização Escolar em Ciclos, Organização seriada de Ensino, Philippe Perrenoud, Teoria CríticaResumen
artigo analisa a crítica de Perrenoud ao sistema seriado de ensino e à pedagogia tradicional como sendo promotores da mera adaptação ao sistema de produção capitalista, propondo que sejam substituídos pela Pedagogia das Competências e sua organização escolar em ciclos, como superação dessa adaptação acrítica. Nesta análise, tecemos um diálogo entre as afirmativas de Perrenoud e os teóricos-críticos da Escola de Frankfurt.
Descargas
Citas
ADORNO, T. W. Educação e emancipação.Rio de Janeiro, RJ: Editora Paz e Terra, 1995.
_______. Teoria da Semiformação (2010). In: PUCCI, B; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N, ZUIN, A. A. S. Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro, R.J: Zahar, 1985.
BOURDIEU, P. Escritos da educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
ENGUITA, M. F. A face oculta das escolas. Porto Alegre, RS: Artes Médias, 1989.
FERREIRA, I. F. Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente. Universidade Estadual Paulista. Araraquara/SP. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) ”“ Orientadora: Dra Paula Ramos de Oliveira.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 1987
GRAMSCI, A. Americanismo e Fordismo. São Paulo, SP: Hedra, 2011.
KANT, I. Resposta à pergunta: O que é esclarecimento? In: Textos Seletos (edição bilíngüe). Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.
MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, RS: Artmed, 1999.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para Ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
PERRENOUD, P.Escola e cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005.
PERRENOUD, P. Os ciclos de aprendizagem. Um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.
PERRENOUD, P. Pedagogia Diferenciada. Das intenções à ação. Porto Alegre, RS: Artmed, 1999.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1970.
SENNETT, R. A corrosão do caráter. Consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2011.