PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E SEUS TEMPOS DE APRENDIZAGEM:

UM VÉU DE INTEGRAÇÃO IDEOLÓGICA

Autores/as

  • Isabella Fernanda Ferreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4761

Palabras clave:

Pedagogia das Competências, Organização Escolar em Ciclos, Organização seriada de Ensino, Philippe Perrenoud, Teoria Crítica

Resumen

artigo analisa a crítica de Perrenoud ao sistema seriado de ensino e à pedagogia tradicional como sendo promotores da mera adaptação ao sistema de produção capitalista, propondo que sejam substituídos pela Pedagogia das Competências e sua organização escolar em ciclos, como superação dessa adaptação acrítica. Nesta análise, tecemos um diálogo entre as afirmativas de Perrenoud e os teóricos-críticos da Escola de Frankfurt.

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Biografía del autor/a

Isabella Fernanda Ferreira, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Cómo citar

Ferreira, I. F. (2016). PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E SEUS TEMPOS DE APRENDIZAGEM:: UM VÉU DE INTEGRAÇÃO IDEOLÓGICA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 196–220. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4761

Número

Sección

Dossiê "Educação e Formação: Intersecções Epistemológicas"