DESENCONTROS ENTRE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA

Autores/as

  • Filipe Ceppas Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i15.4409

Palabras clave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Transmissão, Aprendizagem, Falar em nome próprio

Resumen

Uma apresentação sumária de possíveis definições de ensinar e aprender filosofia e seus desencontros, com ênfase nas ideias de transmissão, orientação, encenação e "falar em nome próprio".

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Filipe Ceppas, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

UFRJ FE / PPGF

Citas

CABRERA, Julio. Diário de um filósofo no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

CASTELLO, Luis A.; MÁRSICO, Claudia T. Oculto nas palavras. Dicionário etimológico para ensinar e aprender, Belo Horizonte, Autêntica. Trad. Ingrid M. Xavier, 2005, pp.39-40.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia, São Paulo:Perspectiva. Trad. Renato Janine Ribeiro, 1973.

HEIDEGGER, Martin. Os conceitos fundamentais da metafísica. Mundo, finitude, solidão.Rio de Janeiro: Forense Universitária. Trad. Marcos Casanova, 2003.

MERÇON, Juliana. "A sonhada educação suicida: notas spinozanas sobre o pensar e o educar", in: CEPPAS, Filipe et. al. (orgs.) Ensino de Filosofia. Formação e emancipação. Campinas: Alínea, 2009, pp.119-130.

NIETZSCHE, Friedrich. "Schopenhauer como educador", In: Escritos dobre educação, Rio de Janeiro: PUC/Edições Loyola. Trad. Noéli C. de M. Sobrinho, 2003.

PLATÃO. Ménon. Rio de Janeiro: PUC/Edições Loyola. Trad. Maura Iglésias, 2001.

Publicado

2011-10-07

Cómo citar

Ceppas, F. (2011). DESENCONTROS ENTRE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (15), 44–54. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i15.4409