DESENCONTROS ENTRE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i15.4409Keywords:
Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Transmissão, Aprendizagem, Falar em nome próprioAbstract
Uma apresentação sumária de possíveis definições de ensinar e aprender filosofia e seus desencontros, com ênfase nas ideias de transmissão, orientação, encenação e "falar em nome próprio".
Downloads
References
CABRERA, Julio. Diário de um filósofo no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
CASTELLO, Luis A.; MÁRSICO, Claudia T. Oculto nas palavras. Dicionário etimológico para ensinar e aprender, Belo Horizonte, Autêntica. Trad. Ingrid M. Xavier, 2005, pp.39-40.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia, São Paulo:Perspectiva. Trad. Renato Janine Ribeiro, 1973.
HEIDEGGER, Martin. Os conceitos fundamentais da metafísica. Mundo, finitude, solidão.Rio de Janeiro: Forense Universitária. Trad. Marcos Casanova, 2003.
MERÇON, Juliana. "A sonhada educação suicida: notas spinozanas sobre o pensar e o educar", in: CEPPAS, Filipe et. al. (orgs.) Ensino de Filosofia. Formação e emancipação. Campinas: Alínea, 2009, pp.119-130.
NIETZSCHE, Friedrich. "Schopenhauer como educador", In: Escritos dobre educação, Rio de Janeiro: PUC/Edições Loyola. Trad. Noéli C. de M. Sobrinho, 2003.
PLATÃO. Ménon. Rio de Janeiro: PUC/Edições Loyola. Trad. Maura Iglésias, 2001.