DOUTRINA CONTRA DOUTRINA: A REVOLTA PINDORAMA DE OSWALD DE ANDRADE

Autores

  • Filipe Ceppas

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35126

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, doutrinação, antropofagia

Resumo

Neste texto, avalio as estratégias de combate aos ataques desferidos ao ensino de Filosofia e das humanidades de modo geral, em função de seu suposto “doutrinamento”. Argumento que, sim, somos doutrinários, se “doutrinário” significa não abrir mão de um ensino comprometido com uma ampliação radical da democratização das escolas e dos saberes. Procuro mostra, ainda, como nossos desafios podem ser enfrentados com o auxílio da filosofia antropofágica de Oswald de Andrade.

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Biografia do Autor

Filipe Ceppas

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ.

Referências

ANDRADE, Oswald. Do Pau-Brasil à Antropofagia, Obras completas, Vol 6, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>.

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

Ceppas, F. . (2020). DOUTRINA CONTRA DOUTRINA: A REVOLTA PINDORAMA DE OSWALD DE ANDRADE. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 2(34), 4–11. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35126

Edição

Seção

Dossiê: "VI Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar"