A EDUCAÇÃO NA PROSA POÉTICO-FILOSÓFICA DE OSWALD DE ANDRADE:

UMA PEDAGOGIA ANTROPOFÁGICA

Autores

  • Filipe Ceppas Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4760

Resumo

Este texto explora uma possível dimensão pedagógica da antropofagia de Oswald de Andrade. Procuramos mostrar como a antropofagia, enquanto “programa de reeducação da sensibilidade” e “teoria da cultura”, é também um combate contra o patriarcado, a venalidade e a usura do capitalismo; contra a lógica do léxico Berlitz, os preconceitos religiosos e as superstições ultrapassadas.

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Biografia do Autor

Filipe Ceppas, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

MARTINS, Rubens de Oliveira. Um ciclone na Paulicéia: Oswald de Andrade e os limites da vida intelectual em São Paulo (1900-1950), São Paulo: Unibero, 2001.

OSWALD de Andrade. Do Pau-Brasil à antropofagia e à s utopias. Rio de Janeiro: Civilização Brazileira, 1972a.

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Como Citar

Ceppas, F. (2016). A EDUCAÇÃO NA PROSA POÉTICO-FILOSÓFICA DE OSWALD DE ANDRADE:: UMA PEDAGOGIA ANTROPOFÁGICA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 189–195. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4760

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Formação: Intersecções Epistemológicas"