QUINZE ANOS DO PARECER CP 3/2004 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS ACERCA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Wanderson Flor do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28263

Palavras-chave:

Educação das Relações Raciais, Antirracismo, Educação antirracista, Políticas educacionais, Curriculo, História e cultura afro-brasileira e africanas

Resumo

Este texto discute os quinze anos do Parecer 3/2004 e da Resolução 1/2004 do Conselho Nacional de Educação propostos pela professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, buscando ressaltar as novidades que o documento apresentara no que diz respeito ao caráter de absorção do Estado Brasileiro de demandas importantes do Movimento Social Negro, assim como a explicitação de categorias que foram forjadas tanto pelo movimento, quanto pelas/os pesquisadores no que tange a uma abordagem antirracista das relações raciais em nosso país. Discute, também, alguns desafios provocados pelo persistente racismo para que as diretrizes sejam efetivamente implementadas, uma vez que suas aplicações nos estabelecimentos de ensino passam por uma apropriação dessas instituições e pela vontade política em enfrentar o fenômeno pernicioso do racismo que se constitui como um conjunto de práticas e pensamentos estruturantes de nossa sociedade.

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Publicado

2019-11-17 — Atualizado em 2020-07-01

Versões

Como Citar

Nascimento, W. F. do. (2020). QUINZE ANOS DO PARECER CP 3/2004 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS ACERCA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (31), 149–158. https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28263 (Original work published 17º de novembro de 2019)

Edição

Seção

Artigos