Esta es un versión antigua publicada el 2020-07-14. Consulte la versión más reciente.

IDENTIDADE FILOSÓFICA E PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA:

REFLEXÕES SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Lucas Dourado de Lima Universidade Federal do ABC
  • Patrícia Del Nero Velasco

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4913

Palabras clave:

Identidade filosófica, Prática didática, Formação docente, Autorreflexão, Ensino de filosofia

Resumen

Este artigo consiste em uma reflexão acerca do percurso de formação docente em filosofia, alicerçada na problematização da vida escolar e acadêmica do professor em formação e, igualmente, na discussão dos pressupostos filosóficos do ensino de filosofia. Defende-se que há uma correlação necessária entre identidade filosófica e prática didática. Procura-se, por fim, exemplificar a tese defendida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARAÚJO, Valdemir. Descubra o quanto uma boa ação pode ser contagiosa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jKh25Uh_cus>. Acesso em 15 de maio de 2015, Ã s 16h.

ARISTÓTELES. Política. Tradução de Mário da Gama Kury. 3ª ed. Brasília: Editora Universi-dade de Brasília, 1997;

______. Ética a Nicômaco. Col. Os pensadores. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda, 1996, p. 117-320.

BOTTER, Barbara. Fazer filosofia: aprendendo a pensar com os primeiros filósofos. São Pau-lo: Paulus, 2013.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofiacomo problema filosófico. Trad. Ingrid Müller Xa-vier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

DELEUZE, Guilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia?. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munoz. Col. TRANS. Ed. 34, 1992.

FERREIRA, João Vicente Hadich. O retorno da filosofia ao ensino médio: reflexões e perspec-tiva. In: Cadernos UFS ”“ Filosofia, p. 47-57, disponível em: <http://200.17.141.110/periodicos/cadernos_ufs_filosofia/revistas/ARQ_cadernos_6/joao.pdf>, acesso em 27 de setembro de 2015, Ã s 10h.

GABRIEL, O PENSADOR. Nunca serão.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vYDzvxnqESQ>, acesso em 15 de maio de 2015, Ã s 16h.

GALLO, Silvio. Filosofia: experiência de pensamento. São Paulo: Scipione, 2014HEGEL, G. W. F. Sobre o ensino da filosofia. Tradutor: Artur Morão. Disponível em: < http://www.lusosofia.net/textos/hegel_sobre_ensino_da_filosofia.pdfb>.Acesso em 10.06.2015.

KOHAN, Walter Omar. O mestre inventor: relatos de um viajante educador. Trad. Hélia Frei-tas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.______. Sócrates & a Educação: o enigma da filosofia. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Hori-zonte: Autêntica Editora, 2011.

MAZAI e RIBAS, Trajetória do ensino de filosofia no Brasil. In: Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Sociais e Humanas, Santa Maria, V.2, n.1, p.1-13, 2001. Disponível em: <http://sites.unifra.br/Portals/36/CHUMANAS/2001/trajetoria.pdf> Aceso em 27 de setembro de 2015, Ã s 10h.

PLATÃO. Apologia de Sócrates. Col. Os pensadores: Diálogos. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda, 2000a. p. 57-97.

______. Críton. Col. Os pensadores: Diálogos. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda, 2000b. p. 99-114.

______. Fédon. Col. Os pensadores: Diálogos. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda, 2000c. p. 115-190.

______. A República. Introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. 9 ed. Lisboa/PT: Fundação Calouste Gulbenkian, 1949.

QUIRINO, Jessier. Comício em beco estreito. Disponível em: <http://letras.mus.br/jessier-quirino/758868/>. Acesso em 15 de maio de 2015, Ã s 17h.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle. 3. ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

REIS, Cláudia Barbosa. Cora Coralina e sua casa silenciosa. Revista UFG. Ano XIII, nº 11, 2011. Disponível em: <http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/dezembro2011/arquivos_pdf/artigos_cora_coralina.pdf.>. Acesso em 14 de Agosto de 2015, Ã s 10h24min.

TOMAZETTI, Elisete, M., Didática da filosofia: Algumas reflexões iniciais. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/leaf/artigo_prof_didatica.pdf>, acesso em 27 de setembro de 2015, Ã s 9h40min.UNIVESP TV. Sócrates. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mQiQqPsQ4Bs>, Acesso em 15 de maio de 2015, Ã s 17h.

Publicado

— Actualizado el 2020-07-14

Versiones

Cómo citar

Lima, L. D. de, & Velasco, P. D. N. (2020). IDENTIDADE FILOSÓFICA E PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA:: REFLEXÕES SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (28), 181–197. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4913

Número

Sección

Relatos de Experiência