DESAFIOS E POTENCIALIDADES:

O ENSINO DE FILOSOFIA NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Autores/as

  • Marcos Alexandre Alves

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4638

Palabras clave:

Educação, Filosofia, Filosofia da Educação, Potencialidades, Desafios, Ensino de Filosofia, Educação Básica

Resumen

O texto versa sobre alguns desafios encontrados no ensino da disciplina de Filosofia no cenário da educação básica brasileira. Aborda questões levantadas por pesquisadores nesta área que são corroboradas por experiência própria na docência em Filosofia. O objetivo aqui é refletir sobre as dificuldades encontradas no sentido de buscar conciliar a especificidade da Filosofia enquanto área do saber e a complexidade de seu ensino no nível médio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, agregada com a experiência de acompanhamento dos estágios supervisionados do curso Licenciatura em Filosofia (UNIFRA) e da Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UNIFRA) na área de Filosofia. 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, M.A. Uma breve introdução à filosofia: o pensar filosófico -fazer filosofia pressupõe filosofar. Ethic@(UFSC), v. 10, p. 157-178, 2011. http://periodicos.ufsc.br/index.php/ethic/article/view/1677-2954.2011v10n1p157/20544

ARALDI, C.L. A experiência do estágio supervisionado dos alunos da UFPel. In: RIBAS, M.A.C. et al. (Org.) Filosofia e ensino: A Filosofia na escola. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.

CEPPAS, F. Desencontros entre ensinar e aprender filosofia.Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Nº. 15, nov/2010-abr/2011, p. 44-54. http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5336

GALLO, Silvio. Ensino de filosofia: teoria e prática. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.

GONÇALVES, Rita Athaide. Um estudo sobre a formação inicial do professor de Filosofia. In: RIBAS, M.A.C. et al. (Org.) Filosofia e ensino: A Filosofia na escola. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.

MURCHO, D. A natureza da Filosofia e seu ensino. Lisboa: Plátano, 2002.

NAVIA, R. O ensino médio de Filosofia nas presentes condições culturais e sócias de nossos países. In: RIBAS, M.A.C. et al. (Org.) Filosofia e ensino: A Filosofia na escola. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.

PEREIRA, G.A.E. O Ensino médio e a Filosofia: Entre a reflexão e a tradição. Re-vista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Nº. 16: maio-out/2011, p. 61-70. http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5361

ROCHA, R. Ensino de filosofia ecurrículo. Petrópolis: Vozes, 2008.

ROLLA, B.M; NETO, A.S; QUEIROZ, I.P. (Org.). Filosofia e Ensino: possibilidades e desafios. Ijuí: Ed. UNIJUÃ, 2003.

RUBIN, A.A. Minha pequena Filósofa: Minha pequena filosofia. Santa Maria: Pallotti, 2001.

SILVA, A.S. Considerações sobre filosofia e Ensino: uma confrontação dialética. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação.Nº. 16: maio-out/2011, p. 3-16. http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5357

SOARES, A.T.C.; SIQUEIRA, A.Q.; MALAQUIAS, V.L.S.M. Ensinar”“aprender filo-sofia na escola:a experiência do PIBID no município de Salvador/BA. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 16: maio-out/2011, p. 109-119. http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5364

Cómo citar

Alves, M. A. (2014). DESAFIOS E POTENCIALIDADES:: O ENSINO DE FILOSOFIA NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (21), 157–169. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4638

Número

Sección

Relatos de Experiência