EDUCAÇÃO COMO ENCONTRO INTER-HUMANO:
DA ÉTICA DO DIÁLOGO À RESPOSTA ÉTICA PELA ALTERIDADE
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i17.4450Palavras-chave:
Filosofia da Educação, Ética, Educação, Diálogo, AlteridadeResumo
Neste artigo, inicialmente, a partir de Gadamer e Freire, pretendemos compreender a importância do diálogo para a educação ética. O diálogo tem sido tomado como uma forma privilegiada de filosofar e educar, pois pressupõe uma discussão, uma conversa entre pessoas unidas por uma busca comum. O diálogo implica a tolerância ao pluralismo de valores e interesses na sociedade. O encontro dialógico torna-se a condição para a construção de uma educação ética na qual a verdade e a moralidade podem emergir. Concluímos o texto com uma leitura de Levinas acerca da concepção da relação inter-humana, fundada na resposta à alteridade e a importância desta para a educação. Pensar a educação como um encontro inter-humano implica a incorporação sempre de novas experiências culturais e transformá-las em novas práticas, para além de uma mera descrição objetiva. Portanto, a ética, relação inter-humana, fundamenta a verdadeira educação, que não é uma simples relação com um interlocutor, mas com a alteridade que deve ser acolhida e respondida de forma incondicional.
Downloads
Referências
ALVES, Marcos Alexandre; GHIGGI, Gomercindo. Levinas e a educação: da pedagogia do Mesmo à pedagogia da Alteridade. Revista Sul-A mericana de Filosofia e Educação. Brasília, 2011, nº 15, 95-111p.
ALVES, Marcos Alexandre. O modelo estrutural do jogo hermenêutico como fundamento filosófico da educação.Ciência e educação.Bauru,2011, vol.17, n.1, 235-248p.
BENSUSSAN, Gérard. Ética e experiência: a política em Levinas. Passo Fundo: IFIBE, 2009.
FABRI, Marcelo. Fenomenologia e cultura.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 29ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
____. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I”“Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 8ª ed. Petropolis: Vozes, 2007.
____. Verdade e Método II”“Complementos e índice. 2ª ed. Petropolis: Vozes, 2004.
LEVINAS, Emmanuel. De Deus que vem a Idéia. Petropólis: Vozes, 2002.
____. Humanismo do Outro Homem. Petropólis: Vozes, 1993.
____. Total idade e Infinito. Lisboa: edições 70, 2000.
SEBBAH, Françoais-David. Lévinas.São Paulo: Estação Liberdade, 2009.
STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.