LEVINAS E A EDUCAÇÃO:

DA PEDAGOGIA DO MESMO À PEDAGOGIA DA ALTERIDADE

Autores

  • Marcos Alexandre Alves Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Gomercindo Ghiggi Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i15.4412

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Ética, Outro, Mesmo, Ensino, Pedagogia

Resumo

Objetivamos, neste texto, estabelecer uma aproximação entre ética e educação, a partir do pensamento de Levinas. Apresentaremos uma (re) avaliação crítica da pedagogia da Totalidade, fundada no saber técnico-instrumental, ensinada pela maestria do Mesmo. Demonstraremos que Levinas não é só um crítico da filosofia e pedagogia tradicional, mas que sua reflexão abre vias para se pensar os desafios da educação contemporânea, recolocando a urgência do resgate de um outro-modo-de-ser pedagógico, fundamentalmente, Ético. Defenderemos que a grande contribuição de Levinas para a educação, consiste na (re)significação de um outro modo de Ensino, agora fecundamente baseado e fundado no ensinamento proveniente do Outro, enquanto condição ético-crítica de todo o saber.  

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Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil - UFPEL. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, RS - UFSM. Professor Assistente no Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS - UNIFRA.

Gomercindo Ghiggi, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica - PUCRS. Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil - PPGE/UFPel.

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Publicado

2011-10-07

Como Citar

Alves, M. A., & Ghiggi, G. (2011). LEVINAS E A EDUCAÇÃO:: DA PEDAGOGIA DO MESMO À PEDAGOGIA DA ALTERIDADE. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (15), 95–111. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i15.4412

Edição

Seção

Artigos