QUINZE ANOS DO PARECER CP 3/2004 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS ACERCA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28263Palabras clave:
Educação das Relações Raciais, Antirracismo, Educação antirracista, Políticas educacionais, Curriculo, História e cultura afro-brasileira e africanasResumen
Este texto discute os quinze anos do Parecer 3/2004 e da Resolução 1/2004 do Conselho Nacional de Educação propostos pela professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, buscando ressaltar as novidades que o documento apresentara no que diz respeito ao caráter de absorção do Estado Brasileiro de demandas importantes do Movimento Social Negro, assim como a explicitação de categorias que foram forjadas tanto pelo movimento, quanto pelas/os pesquisadores no que tange a uma abordagem antirracista das relações raciais em nosso país. Discute, também, alguns desafios provocados pelo persistente racismo para que as diretrizes sejam efetivamente implementadas, uma vez que suas aplicações nos estabelecimentos de ensino passam por uma apropriação dessas instituições e pela vontade política em enfrentar o fenômeno pernicioso do racismo que se constitui como um conjunto de práticas e pensamentos estruturantes de nossa sociedade.
Descargas
Citas
BRASIL: MEC/SECAD; SEPPIR; INEP. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.
FREITAS, Ludmila Fernandes de. Cumpra-se a Lei: O ministério Público e os paradoxos da lei de ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Lei 10639/2003. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro: 2010.
FRY, Peter et al. (orgs.). Divisões perigosas: Políticas raciais no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
GOMES, Nilma Lino. A contribuição dos negros para o pensamento educacional brasileiro. In: SILVA, Petronilha Gonçalves e; BARBOSA, Lucia Maria de Assunção (orgs.). O pensamento negro em educação no Brasil: Expressões do Movimento Negro. São Carlos: EdUFSCar, 1997, p. 17-30.
GOMES, Nilma Lino. As práticas pedagógicas com as relações étnico-raciais nas escolas públicas: desafios e perspectivas. In: GOMES, Nilma Lino (org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. Brasília: MEC; Unesco, 2012, p. 19-33.
KAMEL, Ali. Não somos racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
MAGNOLI, Demétrio. Uma gota de sangue: História do pensamento racial. São Paulo: Contexto, 2009.
MOORE, Carlos. A África que incomoda: Sobre a problematização do legado africano no quotidiano brasileiro. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
OLIVEIRA, Eduardo. Filosofia da ancestralidade. Corpo e mito na filosofia da educação brasileira. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2007.
Publicado
Versiones
- 2020-07-01 (4)
- 2020-07-01 (3)
- 2019-11-17 (1)