O ENSINO DE FILOSOFIA E AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PRECONI-ZADAS PELOS PCNS:
UMA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4884Keywords:
Ensino de Filosofia, Professores de Filosofia, Habilidades e CompetênciasAbstract
O texto relata a percepção de professores de filosofia, que atuam em escolas públicas, em nível médio, sobre as competências e habilidades propostas pelos PCNs para o ensino de filosofia. Verifica até que ponto os professores desenvolvem as habilidades e competências para levar os estudantes a filosofar com o rigor e a globalidade. Analisa a compreensão que os docentes têm sobre a legitimidade e validade dessas habilidades e competências. O estudo foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa, com a realização de pesquisa bibliográfica e aplicação de entrevista com professores de filosofia do ensino médio e apresenta a seguinte estrutura: contextualiza a inserção da disciplina de Filosofia no ensino médio; comenta as leis que embasam o ensino de Filosofia e as habilidades e competências desenvolvidas em uma educação filosófica; examina os PCNs para identificar as competências e habilidades propostas para o ensino de Filosofia; analisa as respostas das entrevistas e discute esses dados com base nas concepções de autores que pesquisam sobre o ensino da filosofia. Portanto, constata que os docentes têm desenvolvido as propostas dos PCNs, porém encontram dificuldades: falta de hábito de leitura dos estudantes, as situações materiais precárias das instituições e a falta de atenção do governo ao ensino em geral.
Downloads
References
ALVES, D.J. A filosofia no ensino médio: ambigüidades e contradições na LDB. Campinas: Autores Associados, 2002.
ALVES, M.A. Desafios e potencialidades: o ensino de filosofia no cenário da educação básica brasileira. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 21, p. 157-169, 2014.
ALVES, M.A. O ensino de filosofia como motivação para a reconstrução da dimensão ético-crítica do saber. Revista FAED -U NEMAT, v. 20, p. 139-152, 2013.
ALVES, M.A. O Princípio Ético da Responsabilidade: Apelo por Um Ensino Científico Prudente. Revista Comunicações, v. 23, p. 53-68, 2016a.
ALVES, M.A. Os valores (bio)éticos na vida e na prática docente. Revista Teias (UERJ. Onli-ne), v. 17, p. 78-94, 2016b.
ALVES, M.A. O sentido originário da educação: entrelaçamento entre ética e política. Thaumazein (Santa Maria), v. 16, p. 39-47, 2015.
ASPIS, R.L.; GALLO S. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
BARDIN, L.Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa, PO: Edições 70, 2010. BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o ensino médio. Volume 3 ”“ Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRASIL. PCN+ ensino médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educa-ção/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2009. Brasília: Câmara de Educação Básica, 2009.
BRASIL. Conselho Nacional De Saúde. RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2012.
CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2004.
GENTILE, P.; BENCINI, R. Construindo competências: Entrevista com Philippe Perrenoud. Disponível em < http://www.crescer.med.br/textos/Perrenaud_competencias.pdf> Acesso em 05/06/2016.
GALLO, S. Especificidade do Ensino de Filosofia: em torno dos conceitos. In PIOVESAN, A. et al (Org.). Filosofia e ensino em debate. Ijuí: Unijuí, 2002.
GALLO, S. Para além da explicação: o professor e o aprendizado ativo da filosofia. In: KUIAVA, E.A.; SANGALLI, I.J; CARBONARA, V. (Org.). Filosofia, Formação Docente e Cidadania. Ijuí: Unijuí, 2008, p. 167-180.
HORN, G.B. Filosofia, Ensino e Emancipação. In: CANDIDO, C; CARBONARA, V. (Org.). Filosofia e Ensino: um diálogo transdisciplinar. Ijuí: Unijuí, 2004, p. 269-281.
LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.
NASCIMENTO, W.F. Filosofia e autonomia: possibilidades? In: GALLO, S.; DENELON, M.; CORNELLI, G. (Org.). Ensino de Filosofia: teoria e prática. Ijuí: Unijuí, 2004, p. 59-87.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
ROCHA, R. Ensino de filosofia e currículo. Petrópolis: Vozes, 2008.
SOFISTE, J.G. Sócrates e o ensino da filosofia: Investigação Dialógica: uma pedagogia para a docência de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2000.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais:a pesquisa qualitativa em educação: o positivismo; a fenomenologia; o marxismo. São Paulo: Atlas, 1990