Politics, Policies and International Immigration in Brazil: recent changes and perspectives
DOI:
https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n1.2019.21874Palavras-chave:
Brasil. Imigração. Políticas. PerspectivasResumo
A partir das pesquisas de campo realizadas nas regiões Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil entre 2014 e 2018, identificou-se novas rotas migratórias, relações transfronteiriças de mobilidade humana e impactos da almejada integração regional sul e latino-americana no perfil imigratório do Brasil. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo revisar as cartografias, políticas, rotas e o próprio estado da arte das imigrações internacionais no Brasil para os últimos cinco anos, que vislumbraram mudanças profundas nos cenários doméstico e externo. Do país do “sonho brasileiro” para latino-americanos e caribenhos, passou-se para o país das remigrações e emigrações forçadas, inclusive de refugiados que aqui se estabeleceram durante o curto período do eldorado migratório. Utilizando os instrumentos da cartografia temática, agora revisitada e revisada em relação à s nossas produções anteriores, discutiremos o que restou do então “novo país das imigrações” a partir das rupturas ocorridas com o impeachment de 2016 e com a aprovação e vigência da nova Lei de Migração a partir de 2017. O artigo também incorpora as recentes discussões sobre a migração dos refugiados venezuelanos com direção ao território brasileiro e as suas repercussões no projeto de integração latino-americana, aparentemente descontinuado com a ascensão de governos tão destoantes na região. Por fim, trazemos, em tópicos, as perspectivas imigratórias para o Brasil nos próximos anos e atreladas à s questões de defesa, geopolítica e geoeconomia, incluindo também a discussãode migrações ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.