Politics, Policies and International Immigration in Brazil: recent changes and perspectives

Autores

  • Roberto Rodolfo Georg Uebel Faculdade São Francisco de Assis
  • Caroline Adorne da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n1.2019.21874

Palavras-chave:

Brasil. Imigração. Políticas. Perspectivas

Resumo

A partir das pesquisas de campo realizadas nas regiões Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil entre 2014 e 2018, identificou-se novas rotas migratórias, relações transfronteiriças de mobilidade humana e impactos da almejada integração regional sul e latino-americana no perfil imigratório do Brasil. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo revisar as cartografias, políticas, rotas e o próprio estado da arte das imigrações internacionais no Brasil para os últimos cinco anos, que vislumbraram mudanças profundas nos cenários doméstico e externo. Do país do “sonho brasileiro” para latino-americanos e caribenhos, passou-se para o país das remigrações e emigrações forçadas, inclusive de refugiados que aqui se estabeleceram durante o curto período do eldorado migratório. Utilizando os instrumentos da cartografia temática, agora revisitada e revisada em relação às nossas produções anteriores, discutiremos o que restou do então “novo país das imigrações” a partir das rupturas ocorridas com o impeachment de 2016 e com a aprovação e vigência da nova Lei de Migração a partir de 2017. O artigo também incorpora as recentes discussões sobre a migração dos refugiados venezuelanos com direção ao território brasileiro e as suas repercussões no projeto de integração latino-americana, aparentemente descontinuado com a ascensão de governos tão destoantes na região. Por fim, trazemos, em tópicos, as perspectivas imigratórias para o Brasil nos próximos anos e atreladas às questões de defesa, geopolítica e geoeconomia, incluindo também a discussãode migrações ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Rodolfo Georg Uebel, Faculdade São Francisco de Assis

Professor at Escola Superior de Propaganda e Marketing and Faculdade São Francisco de Assis, Brazil. PhD in International Strategic Studies (UFRGS).

Caroline Adorne da Silva, UFRGS

Researcher in the group “Grupo de Gestão de Risco de Desastres” (UFRGS) and MSc in Urban and Regional Planning (UFRGS). Environmental Manager (Feevale)

Downloads

Publicado

2019-01-11

Como Citar

Georg Uebel, R. R., & da Silva, C. A. (2019). Politics, Policies and International Immigration in Brazil: recent changes and perspectives. Revista De Estudos E Pesquisas Sobre As Américas, 13(1), 163–192. https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n1.2019.21874

Edição

Seção

Dossiê: Migrações na América Latina e na Europa em perspectiva comparada