A ESPISTEMOLOGIA WARATIANA E O “DIREITO ACHADO NA RUA”:
APROXIMAÇÕES CRÍTICAS PARA UMA REFORMULAÇÃO DO ENSINO EM DIREITOS HUMANOS
Palavras-chave:
Direito Achado Na Rua. Ensino Jurídico. Epistemologia Waratiana. Direitos Humanos.Resumo
O presente artigo analisa a possibilidade de intersecção entre o projeto pedagógico waratiano e o Direito Achado na Rua, como forma de abertura a um programa educacional emancipatório de efetivação dos Direitos Humanos. Metodologicamente, optou-se por uma revisão bibliográfica. Verificamos que a alteração paradigmática proposta pelo “Direito Achado Na Rua” conflui com a pedagogia waratiana, de modo a fomentar uma nova práxis política e educacional em Direitos Humanos.
Downloads
Referências
ALBERNAZ, Renata Ovenhausen; WOLKMER, Antônio Carlos. As questões delimitativas do direito no Pluralismo Jurídico. Seqüência, Florianópolis, v. 29, n. 57, p. 67-94, 2008.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CAMPILONGO, Celso Fernandes; FARIA, José Eduardo. A Sociologia Jurídica no Brasil. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1991.
CARLINI, Angélica; CERQUEIRA, Daniel Torres; ALMEIDA FILHO, José Carlos de Araújo (Orgs.). 180 Anos do Ensino Jurídico no Brasil. Campinas: Millenium, 2008.
COELHO, Fábio Ulhoa. Para Entender Kelsen. São Paulo: Saraiva, 2001.
COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. São Paulo Saraiva, 2003.
ESCRIVÃO FILHO, Antônio et al. O Direito Achado na Rua: concepção e prática. No percurso de Roberto Lyra Filho. In: SOUSA JUNIOR, José Geraldo de (Org.). O Direito Achado na Rua: concepção e prática. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.
FALCÃO, Joaquim. Os Advogados: Ensino Jurídico e o Mercado de Trabalho. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Massangana, 1984.
FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito: técnica, decisão, dominação. São Paulo: Atlas, 2003.
GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa. (Re)Pensando a Inser0o da Universidade na Sociedade Brasileira Atual. In: SOUSA JÚNIOR, José Geraldo de et al. Educando para os Direitos Humanos: pautas pedagógicas para a cidadania na universidade. Porto Alegre: Síntese, 2004.
KELSEN, Hans. Teoria Geral do Direito e do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
LIMA, Roberto Kant de. Antropologia Jurídica. In: LIMA, Antonio Carlos de Souza (Org.). Antropologia e Direito: temas antropológicos para estudos jurídicos. Brasília/Rio de Janeiro/ Blumenau: Associação Brasileira de Antropologia/LACED/Nova Letra, 2012
LYRA FILHO, Roberto. O Direito Que se Ensina Errado. Brasília: Centro Acadêmico de Direito da UnB, 1980a.
LYRA FILHO, Roberto. O que é Direito?. São Paulo: Brasiliense, 2006.
LYRA FILHO, Roberto. Por um Direito sem Dogmas. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1980b.
MEDEIROS, Érika Lula de et al. O Direito Achado na Rua: Exigências Críticas para a Pesquisa, a Extensão e o Ensino em Direito e em Direitos Humanos. In: SOUSA JUNIOR, José Geraldo de (Org.). O Direito Achado na Rua: concepção e prática. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.
MENDES, Ana Stela Vieira; MORAES, Germana de Oliveira. Da Crise do Ensino Jurídico à Crisálida da Ética Transdisciplinar: a metamorfose em direito do amor e da solidariedade através da formação jurídica. In: Anais do XVII Congresso Nacional do CONPEDI, Brasília-DF, 2008.
OLIVO, Luis Carlos Cancellier de. Origens Históricas do Ensino Jurídico Brasileiro. In: RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ensino jurídico para que(m)?. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2000.
PEPÊ, Albano; WARAT, Luis Alberto. Filosofia do Direito: uma introdução crítica. São Paulo: Moderna, 1996.
PRATES, Carlos Inácio et al. A Fortuna Crítica de O Direito Achado na Rua: História e Desenvolvimento. In: SOUSA JUNIOR, José Geraldo de (Org.). O Direito Achado na Rua: concepção e prática. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Pensando o Ensino do Direito no Século XXI: diretrizes curriculares, projeto pedagógico e outras questões pertinentes. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2005.
ROSSATO, Ricardo. Universidade: nove séculos de história. Passo Fundo: Ediupf, 1998.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O discurso e o Poder: ensaio sobre a sociologia da retórica jurídica. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1988.
SIMIÃO, Daniel Schroeter. Sensibilidade Jurídica e Diversidade Cultural: dilemas timorenses em perspectiva comparada. In: SILVA, Kelly Silva.
SOUSA, Lucio (Orgs.). Ita Maun Alin: o livro do irmão mais novo. Lisboa: Colibri, 2011.
SOUSA JUNIOR, José Geraldo de. Direito como Liberdade: o Direito Achado na Rua, experiências populares emancipatórias de criação do Direito. 338 f. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
SOUSA JUNIOR, José Geraldo de. Educação em Direitos Humanos na Formação dos Profissionais de Direito: novas perspectivas a partir do ensino jurídico. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/educar/1congresso/037_congresso_jose_geraldo_sousa_jr.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2019.
SOUSA JUNIOR, José Geraldo de. O Direito Achado na Rua: condições sociais e fundamentos teóricos. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, p. 2776-2817, 2019.
SOUSA JUNIOR, José Geraldo de. Concepção e Prática do O Direito Achado na Rua: plataforma para um direito emancipatório. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, Brasília, v. 6, n. 2, p. 145-158, 2017.
SOUSA JUNIOR, José Geraldo de. O Direito Achado na Rua: concepção e prática. In: ______ (Org.). Introdução Crítica ao Direito. Brasília: Universidade de Brasília, 1993.
WARAT, Luis Alberto. A Pureza do Poder: uma análise crítica da teoria jurídica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983.
WARAT, Luis Alberto. A Rua Grita Dionísio! Direitos Humanos da Alteridade, Surrealismo e Cartografia. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.
WARAT, Luis Alberto. Educação, Direitos Humanos, Cidadania e Exclusão Social: fundamentos preliminares para uma tentativa de refundação. 2013. Disponível em: < http://www.dhnet.org.br/educar/textos/warat_edh_educacao_direitos_humanos.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2019.
WARAT, Luis Alberto. Epistemologia e Ensino do Direito: o sonho acabou. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004a.
WARAT, Luis Alberto. Introdução Geral ao Direito I: interpretação da lei. Temas para uma reformulação. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1994.
WARAT, Luis Alberto. Introdução Geral ao Direito II: a epistemologia jurídica da modernidade. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1995a.
WARAT, Luis Alberto. Introdução Geral ao Direito III: o direito não estudado pela teoria jurídica moderna. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1997.
WARAT, Luis Alberto. Saber Crítico e Senso Comum Teórico dos Juristas. Seqüência, Florianópolis, v. 3, n. 05, p. 48-57, 1982.
WARAT, Luis Alberto. Direitos Humanos: subjetividade e práticas pedagógicas. In: SOUSA JÚNIOR, José Geraldo de et al. Educando para os Direitos Humanos: pautas pedagógicas para a cidadania na universidade. Porto Alegre: Síntese, 2004b.
WARAT, Luis Alberto. O Direito e sua Linguagem. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1995b.
WARAT, Luis Alberto. Territórios Desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004c.
WOLKMER, Antônio Carlos. Introdução ao Pensamento Jurídico Crítico. São Paulo: Saraiva, 2002.
WOLKMER, Antônio Carlos. Pluralismo Jurídico, Direitos Humanos e Interculturalidade. Sequência, Florianópolis, n. 53, p. 1-16, dez. 2006.
WOLKMER, Antônio Carlos. Pluralismo Jurídico: fundamentos para uma nova cultura do direito. São Paulo: Alfa Omega, 1997.