ESTADO, DIREITO E SUJEITO:

CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE FREUDO-LACANIANA

Autores

  • Assis da Costa Oliveira Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

Estado moderno; sujeito do direito; psicanálise.

Resumo

As transformações ocorridas na modernidade ocidental proporcionaram o aparecimento dos Estados modernos que promoveram a soberania das normas jurídicas positivadas e o desenvolvimento de um sujeito do Direito apreendido pela racionalidade inerente que serve de suporte elementar para a outorga estatal dos direitos e obrigações. A intersecção com o discurso psicanalítico freudo-lacaniano permite compreender os fundamentos que permeiam a sustentação do discurso jurídico-dogmático do Estado, sustentado em censuras normativas travestidas em palavras tranqüilizadoras que convertem a submissão dos sujeitos em desejo de submissão.

Diante da constatação, cabe analisar como seria possível relação com as leis que não elevasse soberano último como detentor imaginário da autoridade da verdade. Logo, faz-se necessário apanhar os aportes da ética do desejo lacaniana para compreender como se pode instaurar relação simbólica com as leis calcada na autonomia do sujeito desejante no Direito e da utilização da sublimação como mecanismo da criação ex nihilo do Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DOR, Joël. O Pai e sua função em psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1991.

FREUD, Sigmund. (1913). Totem e tabu. ESB. Rio de Janeiro: Imago, vol. XIII, 1996.

_______________. (1923). O Ego e o Id. ESB. Rio de Janeiro: Imago, vol. XIX, 1996.

FINK, Bruce. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

GUYOMARD, Patrick. A Lei e as leis. In ALTOÉ, Sônia. A Lei e as leis: Direito e Psicanálise. Rio de Janeiro: Revinter, 2007, pp. 01-59.

KEHL, Maria Rita. Existe uma função fraterna. In KEHL, Maria Rita (org.). A função fraterna. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000, pp. 31-47.

LACAN, Jacques. O seminário 7 - a ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.

______________. Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

______________. Introdução ao Nome-do-Pai. In LACAN, Jacques. Nomes-do-Pai. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005, pp.55-87. LEGENDRE, Pierre. O amor do censor: ensaio sobre a ordem dogmática. Rio de Janeiro: Forense universitária: Colégio freudiano, 1983.

_________________. Seriam os fundamentos da ordem jurídica razoáveis? In ALTOÉ, Sônia (org.). Sujeito do Direito, sujeito do Desejo: direito e psicanálise. Rio de Janeiro: Revinter, 2004, pp. 15-28.

MARQUES NETO, Agostinho Ramalho. Para a compreensão do sujeito jurídico: uma leitura transdisciplinar. In INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS; Seminário nacional sobre o uso alternativo do Direito. Rio de Janeiro: IAB, 1993.

PHILIPPI, Jeanine Nicolazzi. A lei: uma abordagem a partir da leitura cruzada entre Direito e Psicanálise. Belo Horizonte: Del Rey, 2001.

________________________. Sobre direito e sujeito. In GROENINGA, Giselle Câmara; PEREIRA, Rodrigo da Cunha (orgs.). Direito de família e psicanálise: ruma a uma nova epistemologia. Rio de Janeiro: Imago, 2003, pp.31-41.

PEREIRA, Rodrigo da Cunha. A primeira lei é uma lei de Direito de Família: a lei do pai e o fundamento da lei. In GROENINGA, Giselle Câmara; PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Direito de família e psicanálise - rumo a uma nova epistemologia. Rio de Janeiro: Imago, 2003, pp. 17-29.

QUINET, Antonio. A descoberta do inconsciente: do desejo ao sintoma. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

SAFATLE, Vladimir. A paixão do negativo: Lacan e a dialética. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. El Estado y el derecho en la transición posmoderna; por um nuevo sentido común sobre el poder y el derecho. In COURTIS, Christian (comp.) Desde outra mirada: textos de Teoría Crítica del Derecho. Buenos Aires: Eudeba, 2009, pp. 449 479.

WARAT, Luís Alberto. Introdução geral ao direito II - A epistemologia jurídica da modernidade. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1995.

____________________. Surfando na Pororoca: ofício do mediador. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.

WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo jurídico: fundamentos de uma nova cultura no Direito. São Paulo: Alfa Ômega, 2001.

ZALOSZYC, Armand e BAAS, Bernard. Descartes e os fundamentos da psicanálise. Rio de Janeiro: Revinter, 1996.

Downloads

Publicado

25-06-2012

Como Citar

OLIVEIRA, Assis da Costa. ESTADO, DIREITO E SUJEITO:: CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE FREUDO-LACANIANA. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 206–234, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/20303. Acesso em: 28 mar. 2024.