PÚBLICA. GRATUITA. DE QUALIDADE. PARA TODOS:

REFLEXÕES PARA UNIVERSIDADES PÚBLICAS EXISTIREM, RESISTIREM E SE REIVENTAREM

Autores/as

  • Elisa Meirelles Reis Universidade de Brasília

Palabras clave:

Educação Pública. Universidade de Brasília. Darcy Ribeiro.

Resumen

Neste centenário de Darcy Ribeiro, o presente ensaio discorre sobre a importância de a universidade pública existir, resistir e se reinventar. Entendendo o acesso à educação superior como um direito, o ensaio parte de Darcy Ribeiro para refletir sobre a universidade necessária; dialogando com Boaventura de Sousa Santos, José Geraldo de Sousa Júnior e José Murilo de Carvalho sobre as desigualdades brasileiras e seu enfrentamento; unido à conversa Paulo Freire e bell hooks, em diálogo sobre a educação autoral e transformadora; e contando também com Márcia Abrahão Moura e Mônica Nogueira, ao falar sobre o papel histórico e atual da Universidade de Brasília (UnB) na luta por direitos e na construção de uma universidade possível e verdadeiramente emancipadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CARVALHO, José M. de. Cidadania no Brasil - O longo caminho. (26ª ed.). Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 2020. CGI.br/NIC.br. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2020. Brasília, 2020. Disponível em: < http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei--n-13-005-2014 >. Acesso em: 27.09.2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. São Paulo, 1996.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. Editora WMF Martins Fontes. São Paulo, 2013.

INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 25.09.2021.

MINSTÉRIO DA SAÚDE. Painel Coronavírus. Brasília: MS, 2021. Disponível em: < https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 27.09.2021.

MOURA, Márcia A. e NOGUEIRA, Mônica. As universidades e seu papel para a promoção da cidadania e a defesa dos direitos fundamentais. In: SOUSA JÚNIOR, José G. (Org.). O Direito Achado na Rua: Introdução crítica ao direito como liberdade. OAB Editora; Editora Universidade de Brasília. Brasília, 2021.

RIBEIRO, Darcy. (1969). A Universidade Necessária (1ª ed.). Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1969.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Human Rights: A Fragile Hegemony. In: CRÉPEAU, François; SHEPPARD, Colleen. Human Rights and Diverse Societies: Challenges and Possibilities. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 17-25, 2013.

UNICEF. Impactos Primários e Secundários da Covid-19 em Crianças e Adolescentes. Brasília, 2021. Disponível em <https://www.unicef.org/brazil/relatorios/impactos-primarios-e-secundarios-da-covid-19-em-criancas-e-adolescentes-segunda-rodada>. Acesso em: 25.09.2021.

_______. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil. Brasília, 2020. Disponível em: < https://www.unicef.org/brazil/relatorios/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil >. Acesso em: 25.09.2021.

Publicado

2023-02-02

Cómo citar

MEIRELLES REIS, Elisa. PÚBLICA. GRATUITA. DE QUALIDADE. PARA TODOS:: REFLEXÕES PARA UNIVERSIDADES PÚBLICAS EXISTIREM, RESISTIREM E SE REIVENTAREM. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 133–146, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/43170. Acesso em: 23 nov. 2024.