MENINO VESTE AZUL E MENINA VESTE ROSA

Autores/as

  • Catarina Almeida Santos Costa UNDB

Palabras clave:

Liberdade de ensinar. Liberdade de aprender. "Ideologia de gênero". Educação sobre gênero. Ensino fundamental.

Resumen

Por volta de 2014, a “ideologia” ou “doutrinação” de gênero gerou controvérsia fora e dentro das salas de aula, sobretudo, no ensino fundamental, o que criou dúvidas sobre a coexistência das liberdades de ensinar e aprender sobre tal tema. A hipótese levantada é a de que o que é chamado de ideologia, na verdade, é o ensino sobre gênero, que combate a homotransfobia, abuso sexual na infância, violência doméstica e familiar contra a mulher etc. O objetivo desse trabalho é avaliar se e de que modo a educação sobre gênero se afina com as liberdades de ensinar e aprender. Para isso, o primeiro tópico define em que consistem os direitos fundamentais à liberdade de ensinar e aprender, bem como a “ideologia de gênero”. O segundo tópico examina os projetos de lei originados na Câmara dos Deputados entre 2014 e 2019, que versam sobre o tema. A metodologia é do tipo dedutiva, com o objetivo de realizar uma pesquisa exploratória. Por fim, é possível concluir que as liberdades de ensinar e aprender coexistem harmonicamente com a educação sobre gênero, como parte do conteúdo escolar para o ensino fundamental em escolas públicas e privadas do Brasil, pois fomenta os mesmos valores democráticos de pluralidade, de inclusão, de liberdade, de autonomia e de respeito, que assentam as liberdades em estudo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOLSONARO ALERTA AOS PAIS: Governo Quer Transformar Seu Filho em Homossexual. [s.i.], (6 min.), son., color. Canal do Youtube “Carlos Bolsonaro”, 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0OqRRUfH6Rs. Acesso em: 25 jan. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Biografia Jair Bolsonaro. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.camara.leg.br/deputados/74847/biografia. Acesso em: 08 jun. 2021.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 10.577. Altera o art. 3o da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para proibir a disseminação da ideologia de gênero nas escolas do Brasil. Brasília, 2018c. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2181575. Acesso em: 18 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 10.659. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para vedar a doutrinação política, moral, religiosa ou ideologia de gênero nas escolas. Brasília, 2018d. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2182388. Acesso em: 14 mar. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 10.997. Institui a Política Nacional de Liberdade para Aprender e Ensinar. Brasília, 2018e. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacaoidProposicao=2186762. Acesso em: 12 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 1.189. Institui o programa “Educação Democrática”. Brasília, 2019i. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2193294. Acesso em: 1 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 1.239. Proíbe a aplicação de recursos públicos, bem como o uso das estruturas e instituições da Administração Pública Direta ou Indireta, das Fundações, Autarquias e Empresas Públicas e Privadas prestadoras. Brasília, 2019c. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1715654&filename=PL+1239/2019. Acesso em: 12 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 1.859. Acrescenta Parágrafo único ao artigo 3o da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Brasília, 2015c. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1302894.Acesso em: 16 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 246. Institui o “Programa Escola sem Partido”. Brasília, 2019e. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2190752. Acesso em: 1 mar. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 258. Dispõe sobre o direito dos alunos de aprender sem ideologia político-partidária; sobre a conduta dos professores na transmissão dos conteúdos e acrescenta inciso XIV e parágrafo único ao art. 3o da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996... Brasília, 2019f. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2190772. Acesso em: 22 mar. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro teor Projeto de Lei 3.235. Proíbe a aplicação de recursos públicos, bem como o uso das estruturas e instituições da Administração Pública Direta ou Indireta, das Fundações, Autarquias e Empresas Públicas e Privadas prestadoras Brasília, 2015a. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1397228&filename=PL+3235/a. Acesso em: 20 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 375. Acrescenta os § 3o e 4o ao art. 1o e os arts. 3-A e 80-A na Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a liberdade de opinião e pensamento e dá outras providências, denominado Projeto de Lei Escola Livre. Brasília, 2019g. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2191016. Acesso em: 10 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 3.492. Altera os arts. 75, 121 e 129 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de1940 (Código Penal), para prever o homicídio e lesão corporal de criança e adolescente como circunstância qualificadora do crime de homicídio e da lesão corporal e o art. 1o da Lei no 8.072, de 25 de julho de 1990, para incluir o homicídio contra criança e adolescente e para impor ideologia de gênero no rol dos crimes hediondos. Brasília, 2019a. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1763923&filename=PL+3492/2019 Acesso em: 17 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 3.664. Institui a Semana do Direito, Ética e Cidadania na escola. Brasília, 2019b. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1767308&filename=PL+3664/2019. Acesso em: 18 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 3.674. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para vedar apologias e ideologias dentro dos órgãos públicos e estabelecimentos de ensino. Brasília, 2019j. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2208921. Acesso em: 16 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 3.741. Cria o Programa Escola sem Discriminação de educação para o combate à violência contra LGBTs voltado a professores de instituições públicas e dá outras providências. Brasília, 2019k. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2209589. Acesso em: 13 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 4.961. Acrescenta inciso ao art. 12 da Lei no 9.394, de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional, para determinar que os estabelecimentos de ensino incluam, em seus regimentos e estatutos, normas de valorização da diversidade cultural, social e de combate a qualquer forma de discriminação. Brasília, 2019l. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2219655. Acesso em: 18 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 502. Institui o programa “Escola Sem Mordaça” em todo o território nacional. Brasília, 2019h. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2191271. Acesso em: 9 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 5.039. Dispõe a livre manifestação do pensamento na atividade docente em ambiente de ensino-aprendizagem, sendo vedado o registro em multimídia pelo discente, sem autorização do professor. Brasília, 2019m. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2220059. Acesso em: 25 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 523. Acrescenta o inciso XIV ao art. 3o da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e altera o inciso X do art. 2o da Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014... Brasília, 2019d. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1708151&filename=PL+523/2019.Acesso em: 10 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 5.487. Institui a Política Nacional dos Serviços Ambientais, o Programa Federal de Pagamento por Serviços Ambientais, estabelece formas de controle e financiamento desse Programa, e dá outras providências. Brasília, 2016a. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=439941. Acesso em: 19 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 6.005. Institui o programa “Escola livre” em todo o território nacional. Brasília, 2016b. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1484506&filename=PL+6005/2016. Acesso em: 18 abr. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 6.583. Dispõe sobre o Estatuto da Família e dá outras providências. Brasília, 2013b. Brasília. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=597005. Acesso em: 10 out. 2019.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 7.180. Altera o art. 3o da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2014b. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=BABCF0EA045BED8C58F7828A37D179B3.proposicoesWebExterno1?codteor=1230836&filename=PL+7180/2014. Acesso em: 12 abr. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 7.181. Dispõe sobre a fixação de parâmetros curriculares nacionais em lei com vigência decenal. Brasília, 2014c. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=606723. Acesso em: 18 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 867. Inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o “Programa Escola sem Partido”. Brasília, 2015b. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1050668. Acesso em: 15 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 8.933. Altera a Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996, Lei de Base e Diretrizes da Educação Nacional, para dispor que o ensino sobre educação sexual somente será ministrado ao aluno mediante autorização dos pais ou responsáveis legais. Brasília, 2017b. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2158370. Acesso em: 18 fev. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 9.948. Altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para dispor sobre classificação de programas com conteúdo que aborde ideologia de gênero. Brasília, 2018a. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2170832. Acesso em: 01 set. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Inteiro Teor Projeto de Lei no 9.957. Acrescenta artigo à Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para coibir a doutrinação na escola. Brasília, 2018b. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2170886. Acesso em: 11 fev. 2020.

BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF., 2014a. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei13005-25-junho-2014-778970publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 18 mar. 2019.

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 26 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 10 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, 2013a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 out. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Cadernos SECAD. Proteger para educar: a escola articulada com as redes de proteção de crianças e de adolescentes. Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/escola_protege/cad_escolaqprotege.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2020.

CONNELL, R.; PEARSE, R. Gênero: uma perspectiva global. 3 ed. São Paulo: Nversos, 2015.

COHEN, S. Folk devils and moral panics. Routledge, 2011. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=Stan+Cohen+Folk+devils+and+moral+panic&oq=cohen+. Acesso em: 03 jan. 2020.

EAGLETON, T. Ideologia: uma introdução. São Paulo: Editora Boitempo, 1997. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/285942/mod_resource/content/1/Aula%202.pdf. Acesso em: 26ago. 2020.

ESCOLA SEM PARTIDO. Escola Sem Partido. 2019. Disponível em: http://escolasempartido.org/. Acesso em: 10 jan. 2020.

MAIA, M. F. G.; ROCHA, D. Ideologia de gênero: tensões e desdobramentos na educação. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 402-419, set. 2017. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/207088514.pdf. Acesso em: 15 dez. 2019.

MIGUEL, L. F. Da “doutrinação marxista” à “ideologia de gênero” - Escola Sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Revista Direito e Práxis, v. 7, n. 15, p. 590-621, 2016. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/25163/18213. Acesso em: 06 jan. 2020.

MISKOLCI, R. Batalhas morais: política identitária na esfera pública técnico-midiatizada. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

MISKOLCI, R. Exorcizando um fantasma: os interesses por trás do combate à “ideologia de gênero”. Cadernos Pagu, n. 53, p. 1-14, 11 jun. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-83332018000200402&script=sci_arttext. Acesso em: 10 nov. 2019.

MISKOLCI, R.; CAMPANA, M. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Revista Sociedade e Estado, v. 32, n. 3, p. 725-748, dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010269922017000300725&script=sci_arttext. Acesso em: 10 nov. 2019.

PEREIRA, A. C. T. A.; NORMANTON, A. C. M.; STEMPLIUK, P. A. A inconstitucionalidade da proibição da educação sobre gênero. Cadernos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. São Paulo, v. 3, n. 8, p. 8-19, 2018. Disponível em: http://www.academia.edu/download/56893949/A_inconstitucionalidade_da_proibicao_do_ensino_sobre_genero.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.

PINTO, M. Liberdades de aprender e de ensinar: escola privada e escola pública. Análise Social. v. xxviii, 1993. p. 753-74. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41010998. Acesso em: 25 maio 2020.

PLANO DE GOVERNO JAIR BOLSONARO. O caminho da prosperidade - Proposta de Plano de Governo. Projeto Fênix, 2018. Disponível em: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000614517//proposta_1534284632231.pdf.Acesso em: 15 maio 2020.

RATZINGER, J. O Sal da Terra: O cristianismo e a igreja católica no século XXI. 2 ed. São Paulo: Imago, 1997.

RUBIN, G. Pensando o sexo. Notas para uma teoria radical da política da sexualidade, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/1582. Acesso em: 05 set. 2019.

SARLET, I. W.; MARINONI, L. G.; MITIDIERO, D. Curso de Direito Constitucional. 8 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

SILVA, J. A. Curso de Direito Constitucional Positivo. 42 ed. São Paulo: Malheiros, 2019.

TRAVINCAS, A. C. T. A tutela jurídica da liberdade acadêmica no Brasil: a liberdade de ensinar e seus limites. 2016. 300 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós Graduação em Direito, Pontifício Universidade Católica no Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/pct/2017/TesesPremiadas/Direito-Amanda-Costa-Thome-Travincas.PDF. Acesso em: 18 mar. 2019.

VIANNA, C. P. O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 3, p. 791-806, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/ep/article/view/105657/104352. Acesso em: 10 jan. 2020.

Publicado

2021-07-05

Cómo citar

ALMEIDA SANTOS COSTA, Catarina. MENINO VESTE AZUL E MENINA VESTE ROSA. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 230–260, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/36749. Acesso em: 24 nov. 2024.