DA APLICABILIDADE DA LEGISLAÇÃO CONSUMERISTA AOS CONTRATOS INTEREMPRESARIAIS

(EMPRESÁRIO COMO CONSUMIDOR STRICTO SENSU E POR EQUIPARAÇÃO)

Autores

  • Paulo Felipe Carneiro de Freitas USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

consumidor; conceito; empresário; contrato.

Resumo

A proposta deste trabalho é a investigação da aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor às relações entre empresários, seja por considerar o empresário consumidor stricto sensu, seja pela sua equiparação a tanto nos termos desse diploma legal.  Por meio de um melhor entendimento e desenvolvimento do tema, tem-se como objetivo contribuir para a tutela do comerciante que trava contratos com fornecedores dotados de maior poder contratual, levando-se em conta as características próprias do Direito Empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL JR Alberto do. Proteção do consumidor no contrato de compra e venda. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1993.

ASCARELLI, Tullio. O desenvolvimento histórico do direito comercial e o significado do direito privado. Trad. Fábio Konder Comparato. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico e Financeiro. São Paulo. Malheiros. Ano XXXVII, n. 114, p. 237-251, Abril-Junho/1999.

_______. Panorama do direito comercial. São Paulo: Saraiva, 1947. p 13-52 e ss.

BOURGOIGNIE, Thierry. O conceito jurídico de consumidor. Direito do Consumidor. São Paulo, RT, n. 2, 1992.

BULGARELLI, Waldírio. Questões contratuais no codigo de defesa do consumidor. São Paulo: Atlas, 1993.

CARVALHO DE MENDONÇA, José Xavier. Tratado de Direito Comercial Brasileiro, vol. I, Livro I, 6ª edição. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos S/A, 1957.

CASADO, Márcio Mello. Proteção do consumidor de crédito bancário e financeiro. São Paulo: revista dos Tribunais, 2000.

COELHO, Fabio Ulhoa. A compra e venda, os empresários e o Código do Consumidor. Revista de Direito do Consumidor. São Paulo. n.3. p.36-43. set./dez. 1992.

_______. Curso de Direito Comercial. vol. 3. Editora Saraiva, São Paulo, 2002.

_______. O Empresário e os direitos do consumidor - O cálculo empresarial na interpretação do Código de Defesa do Consumidor. Editora Saraiva, São Paulo, 1994.

COMPARATO, Fábio Konder. A proteção do consumidor: importante capítulo do direito econômico. In: Ensaios e pareceres de direito empresarial. Rio de Janeiro, Forense, 1978.

DALL’AGNOL, Antônio Janyr. Direito do Consumidor e serviços bancários e financeiros - Aplicação do CDC nas atividades bancárias. Revista de Direito do consumidor 27, p. 7-17.

DE LUCCA, Newton. A proteção contratual no Código de Defesa do Consumidor. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico e Financeiro. São Paulo. v.86. p.89-99. abr./jun. 1992.

_______. Direito do Consumidor, Aspectos práticos - Perguntas e Respostas. Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, 1995.

_______. O Código de Defesa do Consumidor: discussões sobre o seu âmbito de aplicação. Revista de Direito do Consumidor. Sao Paulo. n.6. p.61-68. abr./jun. 1993.

DONATO, Maria Antonieta Zanardo. Proteção ao Consumidor - Conceito e extensão. São Paulo: RT, 1994.

EFING, Antônio Carlos. Contratos e Procedimentos Bancários à Luz do Código de Defesa do Consumidor. 1ª ed. 3ª tir. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

_______. Banco de dados e cadastro de consumidores. São Paulo: RT, 2002.

FERREIRA, Waldemar. Tratado de Direito Comercial, vol. I. São Paulo: Saraiva, 1960.

FILOMENO, José Geraldo Brito Filomeno. Manual de direitos do consumidor, 8ª edição. São Paulo: Atlas, 2005.

FORGIONI, Paula Andréa. A interpretação dos negócios empresariais no novo Código Civil Brasileiro. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico e Financeiro. São Paulo. v.42. n.130, abr./jun. 2003.

_______. Contrato de Distribuição. São Paulo: RT, 2005.

GOUVÊA, Marcos Maselli. O conceito de consumidor e a questão da empresa como destinatário final. Revista de Direito do Consumidor. Sao Paulo. n.23/24. p.187-92. jul./dez. 1997.

LOPES, José Reinaldo de Lima. Responsabilidade civil do fabricante e a defesa do consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1992.

LOPES, José Reinaldo Lima. Raciocínio Jurídico e Economia. Revista de Direito Público da Economia. Belo Horizonte, Editora Fórum, ano 2, n.8, out/dez 2004.

MARINS, James. Responsabilidade da Empresa pelo fato do produto. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1993.

MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor, O Novo Regime das Relações Contratuais. Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, 2002.

_______; BENJAMIN, Antônio Herman V.; MIRAGEM, Bruno. Comentários ao Código de Defesa do Consumidor. São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 2006.

NOBRE JUNIOR, Edilson Pereira. A proteção contratual no Código do Consumidor e o âmbito de sua aplicação. Revista Trimestral de Jurisprudência dos Estados. São Paulo. v.22. n.166. p.93-117. set./out. 1998.

NUNES, Luiz Antonio. A empresa e o Código de Defesa do Consumidor. São Paulo, Artepress, 1991.

VIDIGAL, Geraldo de Camargo. A Lei de defesa do consumidor - sua abrangência. In: Lei de defesa do consumidor. São Paulo, IBCB, 1991. pp. 5-27.

Downloads

Publicado

10-02-2010

Como Citar

FREITAS, Paulo Felipe Carneiro de. DA APLICABILIDADE DA LEGISLAÇÃO CONSUMERISTA AOS CONTRATOS INTEREMPRESARIAIS: (EMPRESÁRIO COMO CONSUMIDOR STRICTO SENSU E POR EQUIPARAÇÃO). Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 15, 2010. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/20356. Acesso em: 29 mar. 2024.