A JUDICIALIZAÇÃO DO AFETO:

ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA NO RESP 1.159.242/SP

Autores

Palavras-chave:

Motivação das decisões judiciais. Argumentação jurídica. Abandono afetivo.

Resumo

A motivação das decisões proferidas pelo poder judiciário é uma garantia constitucional. Assim, na medida em que os magistrados motivam suas decisões, as razões que conduziram seu raciocínio até sua conclusão, materializada na decisão de mérito, podem ser alvo de críticas. E tais críticas, sempre serão legítimas seja qual for o posicionamento em relação a decisão proferida, pró ou contra. No entanto, a despeito de ser legítimo discordar de um posicionamento judicial no Estado Democrático de Direito, quando a análise se dá a partir de um prisma técnico, não se mostra razoável criticar apenas por criticar, sendo necessária a adoção de “uma metodologia” que permita, por meio de critérios técnicos, avaliar de fato, a qualidade da motivação levada a efeito em uma decisão. Nesse contexto o estudo das argumentações jurídicas, desenvolvidas pelos magistrados em suas decisões, por meio de metodologias sistematizadas é de fundamental importância, pois torna possível avaliar de forma ampla e criteriosa as decisões judiciais. No presente trabalho, estuda-se, utilizando como parâmetro de análise as teorias argumentativas desenvolvidas por Stephen Toulmin, Manuel Atienza e Neil Maccormick, as argumentações levadas a efeito nos votos que culminaram na decisão final proferida no REsp 1.159.242/SP, com objetivo de avaliar a argumentação desenvolvida pelos Ministros da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça no julgamento do referido recurso, cujo mérito tratou da possibilidade de compensação por danos morais em decorrência do abandono afetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATIENZA, Manuel. As razões do direito: Teoria da Argumentação Jurídica. 2. ed. Trad. Maria Cristina Guimarães Cupertino. 2. Ed. Rio de Janeiro: forense Universitária, 2014.

_____. Curso de argumentación jurídica. Madrid: Editorial Trotta, 2013.

_____. Argumentação Jurídica e Direito Contemporâneo: curso introdutório, realizado de 31 de agosto a 04 de setembro de 2015, carga horária de 15 h. Notas de Aula.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm> Acesso em: 18 jan. 2016.

_____. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial 1.159.242/SP. Inteiro Teor do Acórdão. Relatora: Ministra NANCY ANDRIGHI. Julgado em 24 de abril de 2012.

_____. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial 757.411/MG. Inteiro Teor do Acórdão. Relator: Min. Fernando Gonçalves. Julgado em 24 de novembro de 2005.

_____. Tribunal de Justiça de São Paulo. Apelação Cível 545.352.4/5. Inteiro Teor do Acórdão. Relator: Des. Maia da Cunha. Julgado em 21 de maio de 2009.

_____. Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Apelação Cível 70029347036. Inteiro Teor do Acórdão. Relator: Des. Sérgio Fernando de Vasconcellos Chaves. Julgado em 11 de novembro de 2009.

MACCORMICK, Neil. Retórica e o Estado de Direito. Trad. Conrado Hübner Mendes e Marcos Paulo Veríssimo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

MARTINS, Argemiro Cardoso Moreira; ROESLER, Claudia Rosane; JESUS, Ricardo Antonio Rezende de. A noção de coerência na teoria da argumentação jurídica de Neil MacCormick: caracterização, limitações, possibilidades. Revista Novos Estudos Jurídicos, v. 16, n. 2, mai./ago. 2011.

ROESLER, Claudia R.; RÜBINGER-BETTI, Gabriel. O julgamento da ADI nº 3510 sob a perspectiva argumentativa. Revista Novos Estudos Jurídicos - Eletrônica,Vol. 19, n. 3 - set./dez., 2014, p. 663-694.

ROESLER, Claudia R. Entre o paroxismo de razões e a razão nenhuma: paradoxos de uma prática jurídica. Revista de Direito da Universidade de Brasília, Vol. 1, n. 2 - jan./abr., 2016, p. 79-95.

ROESLER, Claudia R.; SANTOS, Paulo Alves. Argumentação jurídica utilizada pelos tribunais brasileiros ao tratar das uniões homoafetivas. Artigo aceito para publicação em Revista Direito GV.

TOULMIN, Stephen E. Os usos do argumento. Trad. Reinaldo Guarany. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Downloads

Publicado

26-10-2019

Como Citar

SOUZA, Cristiano Brilhante de. A JUDICIALIZAÇÃO DO AFETO:: ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA NO RESP 1.159.242/SP. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/24367. Acesso em: 29 mar. 2024.