A TRANSDISCIPLINARIDADE DA LINGUÍSTICA APLICADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ”“ CONVERGÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL?
Mots-clés :
Linguística Aplicada; Transdisciplinar; Transpessoal.Résumé
Estabelecida como ciência transdisciplinar, a Linguística Aplicada(LA) permitiu-se derrubar barreiras;transgredi-las para buscar em outras disciplinas respostas para suas perguntas de pesquisa.Tendo em vista a liberdade que a LA dá ao pesquisador para transcender as barreiras disciplinares, inicialmente, apresento constatações sobre o significado do prefixo trans-em transdisciplinaridade, transculturalidade e transpessoal, termos comumente utilizados nas áreas da LA, da Educação, dos Estudos culturais e da Psicologia.Faço, então, uma pequenaanálisedessas áreas do conhecimento, de maneira a verificar se algumas das propostas para formação de professores da LA convergem para uma atitude de ensino que direcione para uma Educação Transpessoal.Téléchargements
Références
ASSIS-PETERSON, A. A. DE ; COX, M. I. P.Transculturalidade e transglossia : para compreender o fenômeno das fricções linguístico-culturais em sociedades contemporâneas sem nostalgia. IN: CAVALCANTI, M. C; BORTONI-RICARDO, S. (Org). Transculturalidade, linguagem e educação.Campinas: Mercado de Letras.2007.
BERGER, M. V. B. Educação transpessoal: integrando o saber ao ser no processo educativo. 382f. Tese(Doutorado em Educação) ”“ Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2001.
BOHM, D.Wholeness and the implicate order. London: Routledge, 1980.
CAVALCANTI, M. C. AILA. Um estudo da arte em microcosmo da Linguística Aplicada. In: Signorini& Cavalcanti (orgs.) 1998. Linguística aplicada e
transdisciplinaridade.Capinas: Mercado das Letras. p. 173-186.
CAVALCANTI, M. C. Reflexões sobre a prática como fonte de temas para projetos de pesquisa para a formação de professores de LE. In ALMEIDA FILHO,J. C. P. (Org.).O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Ponte,1999.
CELANI, M. A. A. Transdisciplinaridade na linguística aplicada no Brasil. In: Signorini& Cavalcanti (orgs.)Linguística aplicada e transdisciplinaridade.Capinas: Mercado das Letras, p.115-126, 1998.
CHAMMINGS, E. et alii. Auto-évaluation et co-évaluation en EPS : une réponse à l”Ÿintention d”Ÿautonomie ? Productions Méthodologiques et Thématiques en Education ”“ N° 1”“Juin 2008.Disponível em :http://web.univpau.fr/ENSEIGNEMENT/STAPS/IMG/pdf/Art_08.pdf. Acesso em novembro de 2014.
DAMÁSIO, A.O mistério da consciência. São Paulo, Companhia das Letras, 2000.
FRANKL, V.Em busca de sentido. Petrópolis, Vozes; São Leopoldo, SINODAL, 1999.
GROF, S.Psicologia do futuro. Niterói: Heresis, 2000.
PERINE, C. M. .Linguística aplicada: crenças e o desafio de formar professores de línguas.Domínios de Lingu@Gem, v. 6, p. 364-392, 2012.
DAVIES, A.; ELDER, C. (Ed.) The Handbook of Applied Linguistics. Oxford: BlackwellPublishing, 2004.
DIAS, V. F. A psicologia transpessoal na formação de educadores. 184f. Tese(Doutorado em Educação) ”“ Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
FELICE, M. I. V. A avaliação da aprendizagem na formação do professor reflexivo. In: Eliane Mara Silveira. (Org.). As bordas da linguagem. Uberlândia - MG: EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, v. 1, p. 233-257, 2011.
FREIRE, P. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
GIBBONS, M.; LIMOGES, C.; NOWOTNY, H.; SCHWARTZMAN, S.; SOCTT, P. E TROW, M. 1995.The new production of knowledge.Londre: Sage.
HALL, C. J.; SMITH, P. H.; WICAKSONO, R. Mapping Applied Linguistics: a guide for students and practitioners. New York: Routledge,2011.
MAGALHÃES, S. M. O. ; SOUZA, R. C. C. R. de. Atitude transdisciplinar no contexto da pesquisa educacional.Anais da conferência internacional sobre os sete saberes, Fotaleza, Ceara, 2010.
MOITA LOPES, L. P.da.Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta Celani. 1a..ed. São Paulo: Parábola, 2013.
MORAES, M. C.O paradigma educacional emergente. Campinas, SP : Papirus, 2002.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo.Tradução Dulce Matos. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro : Bertrand,2007.
NEVES, M. S. 2004. Avaliação e Subjetividade no Ensino de Línguas. Vertentes (São João Del-Rei), São Joãodel Rei, v. 24, n.1, p. 43-55.
ORTIZ, F.Do fenômeno social da transculturação e sua importância em Cuba. Disponível em <http://www.ufrgs.br/cdrom/ortiz/index.htm>. Acesso em: 16 de out.2013.
PAIVA, V. L. M. de O.e ; SADE, L. A.Avaliação, cognição e poder.Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 6, p. 33-57, Belo Horizonte,2006.
PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo (Org.). Por uma linguística indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, p. 67-84, 2006.
SALDANHA, V. P.Didática transpessoal: perspectivas inovadoras para uma educação integral. 298f. Tese(Doutorado em Educação) ”“ Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,2006.
SOMMERMAN, A.A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade como novas formas de conhecimento para a articulação de saberes no contexto da ciência e do conhecimento em geral: contribuição para os campos da educação, da saúde e do meio ambiente.Salvador, 2012.
SILVA, K.A.Crenças no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas: pontos e contrapontos. In: SILVA, K. A. Crenças, Discursos & Linguagem.Pontes Editores: Campinas, SP, p. 19-61, 2011.
TREVISOL, J. Educação Transpessoal:Um jeito de educar a partir da interioridade.São Paulo: Paulinas, 2008.
WILBER, Ken. Transformações da consciência. São Paulo: Cultrix, 1986.
WOLMAN, Richard. Inteligência espiritual. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).