Desempenho do trevo vesiculoso em sistemas agrícolas ecológicos
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v10i2.49787Palavras-chave:
Trifolium vesiculosum, produção de sementes, forragem, sistema de cultivoResumo
O trevo vesiculoso é uma importante forrageira perene de inverno, com potencial de altos rendimentos de forragem de boa qualidade nutricional e de sementes, que se configura em excelente alternativa para sistemas agrícolas diversificados. O objetivo foi avaliar o comportamento da planta em diversos sistemas de cultivo, implantadas em sete unidades produtivas, Arroio Grande, RS. A qualidade da forragem produzida, número de plantas e de inflorescências, peso de mil sementes e rendimento de sementes, bem com a fenologia, foram avaliados em amostras coletadas nas parcelas. O trevo vesiculoso apresentou rendimentos médio de 1665,7 (+ 187) Kg ha-1 massa seca de alta qualidade nutricional, sendo alternativa para otimização dos sistemas de produção, mesmo em solos de baixa fertilidade a partir do uso de adubação orgânica e do aporte de fosfato natural. O sistema de cultivo afeta a qualidade e quantidade de forragem e os componentes de rendimento, mas não afeta as características fenológicas da planta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.