Produtividade e qualidade de sementes de mamona em sistema de transição agroecológica
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49103Palavras-chave:
rendimento, Ricinus communis, vigor, ambienteResumo
Diversos fatores exercem influência na produtividade e na obtenção de sementes de qualidade, dentre os quais a época de semeadura é fundamental. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade e a qualidade de sementes de cultivares de mamona, em função da época de semeadura sob sistema de transição agroecológica. O experimento foi conduzido nas dependências da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, na Estação Experimental Cascata. Foram utilizadas as cultivares Al Guarany 2002, IAC 80, IAC 226 e BRS 188 Paraguaçu, semeadas em duas épocas: novembro e dezembro. Foram analisadas as seguintes variáveis: número de rácemos (cachos), peso de bagas e sementes, percentagem de casca, peso de mil sementes, germinação, vigor e dormência. A análise dos resultados permite concluir que: a doença do mofo-cinzento é restritiva aos cultivos de mamona em sistema de base agroecológica; a antecipação da época semeadura possibilita a produção de sementes sem a necessidade do uso de fungicidas químicos; as sementes das cultivares de mamona diferem em qualidade fisiológica conforme a época de semeadura.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.