A Agroecologia como um campo científico
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v8i2.49522Palavras-chave:
Agroecologia, Epistemologia, ciência, paradigmas, desenvolvimento rural sustentávelResumo
Este ensaio abordou o denominado Paradoxo da Agroecologia, que se configura a partir do momento em que muitos pesquisadores, envolvidos na temática da Agroecologia, requerem para ela o status de Ciência, ao mesmo tempo em que a sua postura epistemológica questiona severamente os paradigmas vigentes no campo científico. Aqui se defende que a Agroecologia pertence também ao campo científico, não negando que ela possa pertencer a outros campos, e que esse pertencimento é estratégico para evitar o seu desvirtuamento. A partir disso remete ao funcionamento dos campos científicos na busca de elementos que auxiliem a Agroecologia a superar as críticas, marginalizações e preconceitos de uma nova ciência que deseja estabelecer os seus novos paradigmas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.