Do roçado para a merenda escolar: agrobiodiversidade e o programa nacional de alimentação escolar (PNAE) em Boca do Acre/AM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v19i1.51706

Palabras clave:

extensão rural, Amazônia, Comunidades Rurais, Segurança Alimentar

Resumen

No contexto da extensão rural e da assistência técnica, frente à busca de soluções coletivas para problemas como a geração de renda para comunidades rurais, a preservação da agrobiodiversidade, a segurança alimentar e o bem viver, essa Pesquisa-Ação foi realizada em Boca do Acre, sul do estado do Amazonas. Apresenta-se no formato de um relato da experiência vivida por uma extensionista durante este processo, o qual envolveu diversas atividades e articulações entre a gestão pública, instituições de ensino e comunidades rurais com objetivo de implantar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município, e atender a inclusão da agrobiodiversidade na alimentação escolar. Os passos executados garantiram a implantação desta política no município com participação social e inclusão de produtos locais diversos. Como foi uma experiência coletiva inicial, ainda precisa ser monitorada e aprimorada, mas, de maneira fundamental, preservada nos direitos da população local.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabelle Santos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduada em Ecologia pela UNESP, Rio Claro, SP, Brasil. Pós-graduanda em Agroecologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/ Universidad de La República - Uruguay. E-mail: isabellesucena@gmail.com

Marcia dos Santos Ramos Berreta, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade e da Especialização Binacional em Agroecologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, São Francisco de Paula, Brasil. Orcid <https://orcid.org/0000-0001-8302-091X > E-mail: marcia-berreta@uergs.edu.br

Adriana Carla Dias Trevisan, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Docente no Programa de Pós-Graduação em meio ambiente e Sustentabilidad da Universidade estadual do Rio Grande do Sul Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina- Florianópolis, SC.. Orcid <https://orcid.org/0000-0002-5192-6431 > E-mail adriana-trevisan@uergs.edu.br

Citas

ALMEIDA, Isadora Helena Alves de. Territorialidades do nutricídio: Decolonizando o Direito à Alimentação Adequada. 2023. Monografia (Direito do Trabalho) - Bacharel em Direito - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023. Disponível em: https://www.monografias.ufop.br/bitstream/35400000/5292/6/MONOGRAFIA_TerritorialidadesNutricidioDecolonizando.pdf. Acesso em: 25 fev 2024.

AMAZONAS, Governo do Estado do. Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM). Boca do Acre - Censo 2010. Manaus - AM, 24 de julho de 2013. Disponível em: http://www.idam.am.gov.br/municipio/boca-do-acre/. Acesso em: 25 fev 2024.

______. Governo do Estado do. Secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/Comissão Estadual do Zoneamento Ecológico-Econômico. Zoneamento Ecológico Econômico da Sub-Região do Purus; Relatório-Volume 01. Amazonas, 2011. Disponível em: http://www.idam.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/ZEE-do-Purus-volume-1.pdf. Acesso em: 25 fev 2024.

BALDISERA, Raquel Serrano et al. Perfil socioeconômico dos produtores (PNAE e PAA) em Castanheira: MT, sudoeste da Amazônia Legal. Revista de Geografia Agrária, v. 13, n. 29, p. 131-161, abril de 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Santino-Seabra/publication/332716350_Perfil_socioeconomico_dos_produtores_PNAE_e_PAA_em_castanheira_-_MT_Sudoeste_da_Amazonia_Legal/links/60f02d8f0859317dbde38975/Perfil-socioeconomico-dos-produtores-PNAE-e-PAA-em-castanheira-MT-Sudoeste-da-Amazonia-Legal.pdf. Acesso em: 25 fev 2024.

BONDUKI, M.; PALOTTI, P. Entre Chicotes e Cenouras Orgânicas: Coerção e Cooperação na Implementação das Compras da Agricultura Familiar no Âmbito do Pnae. DADOS, v.64, n.4, e20190209, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/q6GDcD393f9BfKKtNH5dYYf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 fev 2024.

BRASIL. LEI Nº 11.947 DE 16 DE JUNHO DE 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do programa dinheiro direto na escola aos alunos da educação básica. Disponível em https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=11947&ano=2009&ato=359AzaE90dVpWTc00. Acesso em: 25 fev 2024.

______. Relatório de Atividades Subsidiárias: proposta de aprimoramento do modelo de tratamento e seleção das prestações de contas das Políticas Federais de Educação, com foco no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). 2018. Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União. Brasília. Disponível em: https://auditoria.cgu.gov.br/ download/11478.pdf. Acesso em: 25 fev 2024.

______. Resolução CD/FNDE nº 06, de 08 de maio de 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucoes/2020/resolucao-no-6-de-08-de-maio-de-2020. Acesso em: 25 fev 2024.

CASTRO, Terena Peres de; BOMBARDI, Larissa Mies. PNAE: Potencialidades e limites para contribuição no processo de territorialização camponesa. VI Simpósio Sobre Reforma Agrária e Questões Rurais. Anais [...] Araraquara, 2014. Disponível em: https://www.uniara.com.br/legado/nupedor/nupedor_2014/Arquivos/01/1A/11_Terena%20Castro.pdf.

Acesso em: 25 fev 2024.

ECLARK, Nathalia. Médio Purus: resistência à expansão das frentes econômicas. ed. 01, 9 de dezembro de 2015. Boletins: Povos Isolados na Amazônia.

CRISTOFOLLI, Pedro Ivan et al. Efeito Indução do PAA e PNAE Sobre a Adoção da Cooperação e da Agroecologia por Agricultores Familiares e Assentados. III CONPES – Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária. Unifesp, 2021. Anais [...]. Disponível em:

CHRISTOFFOLI-pedro-PRESA-rosecleia-AZEREDO-raoni-CHRISTOFFOLI-gustavo.pdf (abpes.org). Acesso em: 25 fev 2024.

Christoffoli, Pedro & Christoffoli, Gustavo. (2021). EFEITO INDUÇÃO DO SOBRE A ADOÇÃO DA COOPERAÇÃO E DA AGROECOLOGIA POR AGRICULTORES FAMILIARES E ASSENTADOS.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. 93 p.

FNDE. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 10 DE MARÇO DE 2023. Disponível em: https://rebrae.com.br/wp-content/uploads/2023/05/RESOLUCAO-No-2-DE-10-DE-MARCO-DE-2023-RESOLUCAO-No-2-DE-10-DE-MARCO-DE-2023-DOU-Imprensa-Nacional.pdf. Acesso em: 25 fev 2024.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Boca do Acre - Panorama. IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/boca-do-acre/panorama. Acesso em: 25 fev 2024.

KRENAK, Ailton. Caminhos para a cultura do Bem Viver. Copyright © 2020 Ailton Krenak. Rio de Janeiro, 19 de junho de 2020. Disponível em: https://cdn.biodiversidadla.org/content/download/172583/1270064/file/Caminhos%20para%20a%20cultura%20do%20Bem%20Viver.pdf. Acesso em: 25 fev 2024.

RIPP, Rita Inês Paetzhold Pauli; DUTRA, Eduardo Gilvan. Manifestações Concretas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no Município de Santiago - Rs. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 9, n. 2, p. 83-103, 2017. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/rara/article/view/1908/1924. Acesso em: 25 fev 2024.

SHIVA, Vandana. Monoculturas da Mente: Perspectivas da Biodiversidade e da Biotecnologia. São Paulo: Gaia, 2003. Disponível em: https://zonamenosum.files.wordpress.com/2016/12/livro_vandana_shiva-monoculturas_da_mente.pdf. Acesso em: 25 fev 2024.

THIOLLENT, Michel. Metodologia de Pesquisa Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?lang=pt. Acesso em: 25 fev 2024.

Publicado

2024-03-28

Cómo citar

Santos, I., dos Santos Ramos Berreta, M., & Carla Dias Trevisan, A. (2024). Do roçado para a merenda escolar: agrobiodiversidade e o programa nacional de alimentação escolar (PNAE) em Boca do Acre/AM. Revista Brasileña De Agroecología, 19(1), 71–93. https://doi.org/10.33240/rba.v19i1.51706

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.