Alimentos orgânicos na escola: construção de uma cartilha didática para alunos e professores da rede pública no sudoeste do Paraná

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v18i5.51189

Palabras clave:

Agroecologia, Educação alimentar, Segurança alimentar

Resumen

O objetivo deste trabalho foi divulgar o conhecimento sobre alimentos orgânicos e saúde por meio da elaboração de uma cartilha didática a ser utilizada por professores e alunos do ensino médio, orientando sobre os princípios dos alimentos orgânicos, para promover a sensibilização e incentivar o seu consumo. O material didático mostrou-se como uma importante ferramenta, possibilitando a construção de um material prático relevante no âmbito escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABREU, Lucimar S. et al. Controvérsias e relações entre agricultura orgânica e agroecologia. In: BRANDENBURG, Alfio; BILLAUD, Jean-Paul; LAMINE, Claire. (Org.). Redes de agroecologias: experiências no Brasil e na França. Curitiba: Kairós Edições, 2015. p. 171-198.

ALMEIDA, Sara Fiorese et al. Cartilha Para Pré-Escolares Com Base no Guia Alimentar. Epitaya, v. 1, n. 27, p. 85-95, 2023.

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3.ed.rev.ampl. São Paulo: Expressão Popular; Rio de Janeiro: AS-PTA, 2012. 400 p.

BALBINOT, Margarete C. Uso de modelos, numa perspectiva lúdica, no ensino de ciências. In. Anais do IV encontro Ibero-Americano de coletivos escolares e redes de professores que fazem investigação na sua escola. Lageado-RS: UNIVATES, 2005.

BEZERRA, José A.B. Educação alimentar e nutricional: articulação de saberes. Fortaleza: Edições UFC, 2018. 120p.

BOTELHO, Alyne M. et al. Diagnóstico nutricional e elaboração de material didático para educação nutricional de escolares. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 13, n. 24, p. 49-63, 2016.

BRASIL, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Orgânicos na alimentação escolar: A agricultura familiar alimentando o saber. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/manuais-e-cartilhas/cartilha-organicos-na-alimentacao-escolar > Acesso em: 16 de Set. 2018.de Ago. 2023.

BRASIL, Lei No 10.831, de 23 de dezembro de 2003. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.831.htm Acesso em: 10 de out. 2022

BRASIL, Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11947.htm> Acesso em: 16 de Set. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.666, de 16 de maio de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13666.htm>. Acesso em: 16 de Set. 2018.

DAROLT. Moacir R.; LAMINE, Claire; BRANDEMBURG Alfio. C. A diversidade dos circuitos curtos de alimentos ecológicos: ensinamentos do caso brasileiro e francês. Revista Agriculturas: experiências em agroecologia, v.10, n.2, p. 8-13, 2013.

DE SOUZA, Raquel Pereira; BATISTA, Angelita Pereira; DA SILVA CÉSAR, Aldara. As tendências da Certificação de Orgânicos no Brasil. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 1, p. 95-117, 2019.

DE SOUZA, Salete Eduardo; DE GODOY DALCOLLE, Gislaine Aparecida Valadares. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Maringa: Arq Mudi, 2007. p. 110-114p.

DO VALE, Lucimar R. et al. Atividades lúdicas sobre educação nutricional como incentivo à alimentação saudável. Revista Práxis, v. 8, n. 1, 2016.

FISCARELLI, Rosilene B. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, v. 2, n. 1, p. 31-39, 2007.

FONSECA, Maria F.A.C. A institucionalização do mercado de orgânicos no mundo e no Brasil: uma interpretação. 476 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Agricultura). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa De Pós-Graduação Em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Rio de Janeiro, 2005.

GODOY, Arlida S. Uma revisão histórica dos principais autores e obras que refletem esta metodologia de pesquisa em Ciências Sociais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Editora Record, 2011.

LIMA, Daniela. B., GARCIA, Rosane N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Porto Alegre: Cadernos do Aplicação, v. 24, n. 1, 2011.

NEVES, José L. Pesquisa qualitativa – características, uso e possibilidades. Cadernos de pesquisa em adminsitração, v. 1, n. 3, 1996.

PARANÁ, Lei Ordinária nº 16.751, de 29 de dezembro de 2010. Institui, no âmbito do Sistema Estadual de Ensino Fundamental E Médio, a merenda escolar orgânica. Disponível em: <https://leisestaduais.com.br/pr/lei-ordinaria-n-16751-2010-parana-institui-no-ambito-do-sistema-estadual-de-ensino-fundamental-e-medio-a-merenda-escolar-organica > Acesso em: 16 de Set. 2018.

PENTEADO, Silvio R. Introdução a agricultura orgânica. Viçosa: UFV, 2003.

REBERTE, Luciana M.; HOGA, Luiza A. K.; GOMES, Ana L. Z. El proceso de construcción de material educativo para la promoción de la salud de la gestante. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 20, p. 101-108, 2012.

SAQUET, Marcos Aurélio; CICHOSKI, Pamela; DE MEIRA, Raquel Alves. Os sujeitos das práticas agroecológicas em Francisco Beltrão, Paraná. Revista NUPEM, v. 11, n. 22, p. 31-42, 2019 a.

SAQUET, Marcos Aurélio; MUSATTO, Rogério Michael; CICHOSKI, Pamela. A comercialização dos produtos agroecológicos em Francisco Beltrão-PR. In: DENARDIN, V. F.; SULZBACH, M. T. Recursos e dinâmicas para desenvolvimentos territoriais sustentáveis. Rio de Janeiro: Conselho Editorial Autografia, 2019 b, p. 19.

SILVA, Alcina. M. T. B. et al. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem das ciências. Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 220, p. 445-458, 2007.

SOUZA, Renato S. et al. Metodologia da Pesquisa. 1. ed. Santa Maria: UFSM, 2008.

WEZEL, Alexander et al. Agroecology as a science, a movement and a practice. A review. Agronomy for sustainable development, v. 29, p. 503-515, 2009.

Publicado

2023-11-07

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.