Efeito do cultivo de plantas de cobertura sobre a fauna edáfica
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v11i4.49970Palavras-chave:
Mesofauna, adubação verde, bioindicadoresResumo
Os sistemas agroecológicos de produção visam a conservação do solo e melhorias de suas características, o que pode favorecer o desenvolvimento de culturas de grande interesse alimentar. O objetivo deste estudo foi avaliar a comunidade da fauna edáfica como indicadora de diferentes consórcios de plantas para a cobertura do solo. Os tratamentos consistiram da vegetação espontânea (T1), crotalária solteira (T2), crotalária consorciada com milho (T3), feijão-de-porco solteiro (T4) e feijão-de-porco consorciado com milho (T5). As amostragens foram realizadas antes e após a incorporação das plantas de cobertura, utilizando delineamento em blocos casualizados. O tipo e consórcio de plantas de cobertura antes da incorporação causam modificações na comunidade dos organismo que vivem no interior do solo, apresentando maior número de indivíduos na presença do feijão de porco solteiro e maior diversidade onde há plantas espontâneas. Estes organismos também apresentaram relação com os teores de carbono, cálcio, magnésio e o pH do solo. Já para os organismos que vivem na superfície não foram observadas diferenças entre os tratamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.