Conhecimento da população sobre produto orgânico na região litorânea do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v8i2.49546Palabras clave:
agroecologia, consumidores, mercado, segurança alimentar, certificação, perfil do consumidorResumen
A região litorânea do Paraná tem vocação para o desenvolvimento de sistemas agroecológicos de produção e ao mesmo tempo necessita de incentivos que diminuam a pobreza no campo. Os sistemas de produção orgânicos se enquadram nesse contexto e disso decorre ser necessário viabilizar estímulos ao consumo local do produto. Com o objetivo de conhecer a percepção dos consumidores da região sobre o tema foi aplicado questionário em cada município. Encontrou-se que 60% dos entrevistados sabem o que é um produto orgânico e 49,5% já o consumiram. Destaca-se Paranaguá, com 53% da população da região, onde a maioria não o conhece e nem o consumiu. Na região 48,2% das pessoas não sabem como identificar o produto orgânico, sendo o “selo de certificação” a opção mais apontada (19,1%), seguido da “confiança no produtor/comerciante”, (12,7%). A maioria acha que a principal vantagem do produto orgânico é “ser saudável e nutritivo”, seguido de “ser sem substâncias químicas” e em terceiro por “preservar o meio ambiente”. Alface e tomate orgânicos foram apontados como os itens mais consumidos na região. Sugere-se que Paranaguá tenha foco para atividades de valorização do produto orgânico.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 autor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.