Consumo foliar de batata submetida a diferentes tinturas de meliáceas e óleo de nim por adultos de Diabrotica speciosa (GERMAR, 1824) (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v6i2.49220Palabras clave:
Inseticida botânico, Antialimentar, AgroecologiaResumen
Testes para avaliar o consumo foliar de batata submetida a diferentes tinturas de Meliaceas e óleo de nim por adultos de Diabrotica speciosa (Ger.) foram conduzidos no Laboratório de Entomologia da Embrapa Clima Temperado, Pelotas, Brasil. Discos foliares de plantas com 30 dias de idade, cultivadas em vaso, foram utilizados nos testes com e sem chance de escolha em ambiente controlado. Para o ensaio com Meliaceas, o teste sem chance de escolha cada placa de Petri (90 mm) contendo um disco de determinado tratamento recebeu um casal de adultos, no teste com chance de escolha cada placa de Petri (140 mm) contendo um disco de cada tratamento recebeu três casais de adultos. Utilizaram-se a mesma metodologia para os ensaios com óleo de nim. Os produtos a base de Trichilia claussenii C. DC. nas concentrações de 10 e 20% obtiveram as menores áreas consumidas no teste sem chance de escolha. No ensaio com chance de escolha as menores áreas consumidas foram nos tratamento com T. claussenii e Cedrela fissilis L. No ensaio sem chance de escolha com óleo de nim, nenhum tratamento se diferenciou da testemunha com água. No ensaio com chance de escolha todos os tratamentos obtiveram valores de consumo menores do que a testemunha com água.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 autor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.