Produção e qualidade da beterraba em função da adubação com esterco bovino
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v5i1.49072Palabras clave:
Beta vulgaris, adubação orgânica, pós-colheitaResumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção e qualidade da beterraba (Beta vulgaris L.) em função de diferentes dosagens de esterco bovino. O experimento foi conduzido na horta do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com quatro repetições e cinco tratamentos, sendo estes: 0; 20; 40; 60 e 80 t ha-1 de esterco bovino. As variáveis analisadas foram: produção total das raízes, produção comercial das raízes, massa média das raízes comerciais, altura da parte aérea, teor de sólidos solúveis, teor de ácido ascórbico, acidez titulável, pH e firmeza da raiz. Verificou-se que as doses de esterco não tiveram influência para teor de sólidos solúveis, pH e firmeza de raiz. Para produção total, comercial e massa média das raízes comercializáveis, assim como altura da planta, teor de ácido ascórbico e acidez titulável, melhores resultados foram obtidos com a dose máxima de esterco (80 t ha-1), demonstrando que a aplicação da matéria orgânica em solos tropicais é de suma importância para o sucesso da agricultura.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Brasileña de Agroecología
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.