Rede de cooperação no êxito de iniciativas voltadas para a utilização de composto orgânico na produção de hortaliças por pequenos agricultores em Camaçari-Ba
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v3i3.48932Palabras clave:
agricultura orgânica, pequenos agricultoresResumen
Este trabalho apresenta resultados da interação da pesquisa e da extensão na avaliação do efeito de composto orgânico no beneficiamento de solos agrícolas, instrumentalização de agricultores à prática da agricultura orgânica e a valorização de produtos orgânicos. O trabalho foi desenvolvido em sistema de rede de cooperação com participação de instituições públicas, privadas, desenvolvimento de pesquisa de mestrado, alunos de graduação e pequenos agricultores. A rede busca a preservação do patrimônio ambiental através do reaproveitamento de lixo orgânico e o beneficiamento de solos com composto orgânico. A pesquisa de mestrado avaliou efeitos do composto na produção de hortaliças empregando-se indicadores de sustentabilidade. A disciplina da graduação desenvolve atividades práticas com cunho sócio-ambiental. O experimento científico foi realizado na propriedade dos agricultores que acompanharam o efeito do composto proveniente de resíduos orgânicos no incremento da produção de hortaliças. Os resultados alcançados com este trabalho mostram a importância do sistema de rede de cooperação na integração da pesquisa e da extensão.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2008 autor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.