Produção orgânica de cebola com agricultores familiares do Alto Vale do Itajaí, SC.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v2i3.48898Palabras clave:
cebola orgânica, Allium cepa, pesquisa participativa, agroecologia, agricultura orgânica.Resumen
Objetivou-se desenvolver de maneira participativa um sistema de produção orgânica de cebola junto a agricultores familiares da região do Alto Vale do Itajaí, SC. Instalou-se duas unidades de produção em duas propriedades rurais, sendo uma unidade em uma propriedade no município de Aurora e outra em Rio do Sul, SC. O trabalho foi conduzido nos anos de 2004, 2005 e 2006. Os técnicos envolvidos atuavam com apoio técnico e assessoria, de modo que o saber do agricultor era respeitado para que o sistema se desenvolvesse numa forma de geração de conhecimento horizontal, onde há interação e colaboração entre os sujeitos envolvidos. A produtividade de cebola variou de 11 até 15 t/ha, similares a média regional de agricultor familiar até 2 ha (15 t/ha), com baixo uso de insumos externos em relação aos sistemas com alto uso de agroquímicos. O custo da cebola orgânica foi menor com insumos externos, mas demanda mais mão-de-obra com capinas manuais. Embora a produtividade não tenha sido máxima, a produção orgânica utiliza menos insumos externos à propriedade, com redução de impactos na saúde humana, meio ambiente e custos financeiros. Os agricultores comercializaram a cebola no mercado local e em São Paulo, e foram certificados pelo método de auditagem e estão em processo de certificação participativa. Os agricultores apontam como maiores entraves do sistema a baixa disponibilidade de mão-de-obra na propriedade, a necessidade de certificação e a organização da comercialização em grupos. O trabalho facilitou a interação entre o serviço público agrícola, os agricultores familiares envolvidos nas unidades e dos grupos de que participam.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.