Editorial: Número Especial - Saúde e Agroecologia
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v18i5.51410Palavras-chave:
Saúde e AgroecologiaResumo
“Trilhas para adiar o fim do mundo” poderia ser o subtítulo desta segunda edição da Revista Brasileira de Agroecologia sobre as interfaces entre Saúde e Agroecologia, parafraseando Ailton Krenak, que nos brindou com o iluminado livro “Ideias para adiar o fim do mundo”. Sim, porque são trilhas preciosas o que encontramos nestes artigos, desenhadas com cuidado por mentes criativas e corações amorosos: são como pirilampos nas noites escuras de lua nova.
Downloads
Referências
AGUIAR, Ada Cristina P.. Saúde e cuidado como produção de vida: para descolonizar e corazonar a Saúde Coletiva. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro, 2023
CUNHA, Teresa. O cuidado para que nada fique como dantes. esquerda.net. 2022. Disponível em: https://www.esquerda.net/dossier/o-cuidado-para-quenada-fique-como-dantes/78753.
CUNHA, Teresa; VALLE, Luísa P.; VILLAR-TORIBIO, Cristina. Cuidado. Dicionário Alice (On line). Coimbra: Centro de Estudos Sociais. 2019. p.52 Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/87059/1/Cuidado_Dicionario%20Alice.pdf.
ENCONTRO NACIONAL VOZES E PRÁTICAS DAS MULHERES DO CERRADO, III. De 04 a 07 de outubro de 2023 em Montes Claros/MG. Carta final. s.n.t. 2023. Disponível em: https://fase.org.br/wp-content/uploads/2023/10/CARTA-FINAL-III-Encontro-Mulheres-do-Cerrado.pdf. Acesso em: 28 out. 2023.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras. 2019.
KRENAK, A. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras. 2020.
SHIVA, Vandana. Prefácio à nova edição. Em: MIES, M.; SHIVA, V. Ecofeminismo. Barcelona: Icaria Antrazyt Ecología. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Raquel Rigotto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.