Fontes de adubos orgânicos na produção de rúcula
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v16i2.23252Palavras-chave:
torta de mamona, bokashi, esterco bovino, eruca sativaResumo
Tem-se observado um aumento na produção de rúcula em sistema orgânico, porém, existem poucos estudos com adubação orgânica na produção dessa hortaliça. Objetivou-se com o presente trabalho, avaliar a produção de rúcula, com três fontes de adubos orgânicos antes do plantio, e duas fontes em cobertura. Foram avaliados seis tratamentos, com cinco repetições, no delineamento experimental de blocos ao acaso. Os tratamentos avaliados foram: controle sem adubação; apenas adubação de plantio (AP) com esterco bovino (EB); apenas AP com EB + torta de mamona (TM); apenas AP com EB + bokashi (BOK); AP com EB e adubação de cobertura (AC) com TM; AP com EB e AC com BOK. A combinação de EB com TM ou BOK no plantio e AP com EB + AC com TM foram os tratamentos superiores ao controle para todas as características relacionadas à produção. Obteve-se maior número de folhas, massa fresca por planta e altura das plantas no tratamento de AP com EB + AC com TM (27,9, 34,1 g e 33 cm, respectivamente). A incorporação de TM ou BOK pode ser feita no plantio, junto com o EB, visando diminuir custos com mão de obra, em comparação a aplicação em cobertura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.