Fungos micorrízicos arbusculares e composto orgânico no crescimento e nutrição de mudas de sisal
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v12i1.50018Palavras-chave:
Agave sisalana Perrine, adubação orgânica, simbiose micorrízicaResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de dois compostos orgânicos produzidos com resíduo de sisal, esterco e farinha de rocha, e da inoculação com fungos micorrízicos no crescimento e nutrição de mudas de sisal. O experimento foi instalado em delineamento de blocos ao acaso com cinco repetições, em esquema fatorial 2 x 2 + 2, sendo dois compostos orgânicos e duas espécies fúngicas (Claroideoglomus etunicatum e Paraglomus occultum), mais um tratamento sem inoculação micorrízica e outro semos compostos orgânicos. A aplicação isolada do composto com 10% esterco, 10% farinha de rocha e 80% resíduo de sisal, ou do fungo C. etunicatum promoveram aumento na altura (46,6% e 26,4%, respectivamente) e na produção de biomassa (304,9% e 51,1% respectivamente) das mudas. Os compostos estimularam a colonização radicular das mudas pelo fungo C. etunicatum, mas não apresentaram efeito sobre a esporulação desta espécie. Não houve efeito dos compostos sobre a esporulação e colonização radicular pelo fungo P.occultum. A aplicação isolada ou a combinação dos compostos e das espécies fungicas promoveram incrementos significativos nos teores de nutrientes das mudas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Agroecologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.