Quintais agroflorestais para produção de frutos de juçara em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v14i4.23067Palavras-chave:
Produto Florestal Não Madeireiro, Agroecologia, Mata AtlânticaResumo
A Mata Atlântica tem grande diversidade de produtos florestais não madeireiros que podem ser utilizados em sistemas agroflorestais. Os quintais agroflorestais são uma estratégia para o manejo de espécies nativas. Uma espécie promissora de múltiplo uso é a Euterpe edulis, co-nhecida como juçara que é utilizada para a retirada do palmito e muitas comunidades já ma-nejam frutos para produção de polpa. Em Santa Catarina, o principal sistema produtivo tem base em quintais agroflorestais. O objetivo desse estudo foi caracterizar e delimitar estraté-gias de manejo dos quintais agroflorestais. Foram realizadas coletas e análises de 770 indiví-duos de juçara em 11 quintais em 2014 e 2015, a partir das quais foi realizada a descrição dos quintais e a seleção de variáveis preditoras do peso dos cachos. As variáveis diâmetro à altura do peito (DAP) e número de cicatrizes foliares foram as que mais explicaram o peso dos ca-chos, principalmente o DAP. O uso de Euterpe edulis tem forte componente cultural, papel estratégico na conservação da natureza e tem sido impulsionador da economia local. Assim, estratégias de manejo para a seleção de melhores indivíduos a partir de caracteres morfológi-cos tem significativo impacto no sistema socioecológico em questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.