Expectativas e percepções sobre os impactos da metodologia de construção da capacidade criativa em duas comunidades rurais.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v14i2.22965Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Agroecologia, tecnologia Social, Co-designResumo
As tecnologias sociais permitem a apropriação e a inclusão de agricultores e agricultoras, e o método de Construção da Capacidade Criativa (Creative Capacity Building) tem como objetivo desenvolver a capacidade de inovação e desenvolvimento tecnológico de baixo custo emcomunidades. Essa abordagem pressupõe o envolvimento ativo dos atores desde seu desenho e construção, como a melhor forma de alcançar a apropriação tecnológica. Foram realizadas duas oficinas, utilizando-se essa metodologia em comunidades rurais que permitiram o desenvolvimento de diversos protótipos ligados a processos de transição agroecológica. Essa pesquisa procurou avaliar as expectativas e percepções sobre os impactos dessa metodologia sobre os participantes das oficinas e registrar seus desdobramentos. Foram aplicados questionários antes e depois das oficinas para os participantes. Embora as expectativas iniciais girassem em torno da realização de trabalhos em equipe, ao final, os participantes perceberam o desenvolvimento de habilidades como um insumo importante para desenhar e criar soluções apropriadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.