Preparados homeopáticos e fitorreguladores no desenvolvimento de plantulas de Brachiaria sp
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v11i1.49798Palavras-chave:
dormência, doses, giberelina, citocininaResumo
Características fisiológicas de sementes determinam o estabelecimento da cultura a campo. A dormência das sementes é um fator que tem afetando o estabelecimento de pastagens de Brachiaria no Brasil. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da aplicação de preparado homeopático e de fitorreguladores na qualidade fisiológica de sementes e no crescimento de plântulas de Brachiaria brizantha cv. MG-5. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Análise de Sementes e na Casa de Vegetação da UUC/UEMS-Mato Grosso. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial 5 x 4 com 4 repetições. Os tratamentos consistiram de nosodios de N-(fosfonometil) glicina aplicado na potencia 20 ou 40 CH-diluição centesimal hahnemanniana por imersão das sementes ou sobre os papeis tipo germitest combinados com giberelina, citocinina e giberelina + citocinina. Foram avaliados o crescimento de plântulas, germinação e vigor das sementes. Nosodios de N-(fosfonometil) glicina a 20 CH, via imersão, associado com giberelina a 0,5 ppm promoveu o crescimento inicial de plântulas, vigor e germinação de sementes de B. brizantha cv. MG-5.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.