METODOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA O DIÁLOGO DE SABERES: AÇÕES TRANSFORMADORAS DA REDE DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS AGROECOLÓGICOS DO SUL DO BRASIL - REDE SAFAS

Autores

  • Vicente PARRA Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Hanna Ramella SCHULER Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Grazianne Alessandra SIMÕES-RAMOS Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alana CASAGRANDE Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Natal João MAGNANTI Centro Vianei de Educação Popular
  • Karine Louise dos SANTOS Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Ana Carolina de Oliveira DIONISIO Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro)
  • Alexandre SIMINSKI Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernando JONER Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Ilyas SIDDIQUE Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v13i1.49997

Palavras-chave:

Articulação e fortalecimento em rede, sistematização, experiências agroflorestais, construção participativa do conhecimento

Resumo

A Rede de Sistemas Agroflorestais Agroecológicos do Sul do Brasil (Rede SAFAS) visa sistematizar diversos conhecimentos e experiências para propor ações transformadoras que ajudem a superar os obstáculos da multiplicação das agroflorestas. Para tanto, testamos diferentes metodologias de comunicação com vistas a facilitar o diálogo de saberes, incluindo macro-oficinas presenciais, pesquisas integrativas participativas e a produção colaborativa de materiais educativos. As macro-oficinas converteram-se em nós de amarração e ampliação da Rede, aprimorando vínculos entre comunidades locais e distantes, movimentos sociais e instituições de ensino, pesquisa e extensão. As pesquisas facilitaram a integração dos conhecimentos científico, técnico e tradicional por meio de métodos colaborativos, e o material educativo proporcionou visibilidade às experiências da Rede. A articulação dos participantes permitiu ampliar os conhecimentos dos obstáculos e impulsores das agroflorestas, bem como criou uma plataforma dialógico-reflexiva para futuras ações.

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Biografia do Autor

Vicente PARRA, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Engenheira Agronômica pela Escuela Politécnica de Chimborazo-Equador, (ESPOCH-2008), foi bolsista acadêmico e atuou na coordenação e execução de projetos de desenvolvimento rural na Serra Equatoriana com foco em resgate e promoção da agrobiodiversidade e circuitos curtos de comercialização . Atualmente é mestrando do Programa de Pos Graduação em Agroecossitemas (PPGA) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é membro do Laboratório de Ecologia Aplicada (LEAP) e da Rede de Sistemas Agroflorestais do Sul do Brasil (REDE SAFAS); estuda temas ligados com pesquisa-ação, redes de produção agroecológica, análises integrativas e multifuncionalidade de Sistemas AgroFlorestais Agroecológicos.

Hanna Ramella SCHULER, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Agroecossistemas (linha de pesquisa: Agroecologia) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada no curso de Ciências Ambientais na Universidade de Brasília (UnB), com foco em Manejo e Conservação de Recursos Hídricos e Solos (concluído em 2015). Estagiária no Ministério do Meio Ambiente (2011-2012) e no Projeto TEEB - GIZ (2013 - 2014). Pesquisa em Manejo do Fogo em savanas para redução de emissões de gases de efeito estufa na Universidade de Queensland (Austrália, 2015). Bolsista no Projeto Agroecologia, inovação e sustentabilidade: ressignificando a relação do jovem com o campo (Goiás, 2015).

Grazianne Alessandra SIMÕES-RAMOS, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Engenharia Florestal (2006) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), especialista em Agroecologia (2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestra em Agroecossistemas (2014), área de concentração: Agroecologia, também pela UFSC. Tem experiência em trabalhos com comunidades rurais, na elaboração de planos de desenvolvimento de assentamentos rurais, diagnóstico participativo, educação ambiental, estratégias de convivência com o semiárido, funcionamento e manejo de agroecossistemas, metodologia camponês a camponês, educação popular, pedagogia da alternância e comunicação popular. No ensino e pesquisa tem experiência e se interessa por temas (e suas nas inter-relações) como: agroecologia, conservação da agrobiodiversidade pelo uso, educação do campo e popular, técnicas e conhecimentos tradicionais de manejo florestal, agroflorestas, questão agrária, dentre outros.

Alana CASAGRANDE, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (2008) e bacharelado (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestrado em Desenvolvimento Rural PGDR- UFRGS (2012). Atualmente é aluna do doutorado em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina e integra o grupo de pesquisa Agroecologia e circuitos curtos de comercialização de alimentos. Possui experiência com trabalhos de pesquisa, extensão e docência nas áreas da etnoecologia, desenvolvimento rural, antropologia ecológica, agroecologia e educação ambiental.

Natal João MAGNANTI, Centro Vianei de Educação Popular

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (1987), graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992) e mestrado em Manejo do Solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005). Foi membro do núcleo docente estruturante dos cursos de pedagogia e biologia do Centro Universitário FACVEST, professor na graduação dos cursos de pedagogia, biologia e medicina veterinária e também na pós-graduação do Centro Universitário FACVEST, presidente e vice presidente do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO), professor temporário no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina no curso de Zootecnia e também no Centro de Educação (CED) no curso de Educação do Campo, atuou também como presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-SC) por dois mandatos. Atualmente é coordenador de projeto do Centro Vianei de Educação Popular, membro do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF-UFSC) atuando no Grupo de pesquisa agroecologia e circuitos de comercialização de alimentos e bolsista do projeto da Rede de Sistemas Agroflorestais Agroecológicos (REDE SAFAS) da UFSC e doutorando no Programa de Pós-Graduação (PGA) em Agroecossistemas da UFSC. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, desenvolvimento rural e cooperativismo e educação popular.

Karine Louise dos SANTOS, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2002), mestrado e doutorado em Ciências com área de concentração em Recursos Genéticos Vegetais/UFSC (2005 e 2009, respectivamente). Já atuou como pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. Atualmente é professora na UFSC/Campus Curitibanos. Áreas de atuação: conservação de recursos genéticos,caracterização da diversidade genética e fenotípica, etnobotânica, manejo da agrobiodiversidade, agroecologia e pesquisa participativa.

Ana Carolina de Oliveira DIONISIO, Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro)

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Tem experiência nas áreas de Comunicação e História Ambiental. Mestranda em História na Universidade Federal de Santa Catarina; Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental. Membro da ONG Cepagro - Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Florianópolis).

Alexandre SIMINSKI, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), mestrado e doutorado em Ciências com área de concentração em Recursos Genéticos Vegetais pela UFSC (2004 - 2009). Atualmente, é professor Adjunto da UFSC-Curitibanos e pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais (NPFT). Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Florestal, com ênfase em Florestas Nativas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia, Inventário e Manejo de Recursos Naturais, Desenvolvimento Rural, Formações Florestais Secundárias e Silvicultura. Participa dos Grupos de Pesquisa em Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais (UFSC), Ecologia de Ecossistemas (UFSC) e Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais (UFSC)

Fernando JONER, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Biólogo, professor adjunto do Departamento de Fitotecnia, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua na área de Ecologia nos cursos de Agronomia e Zootecnia. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou nos cursos de Agronomia e Engenharia ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, campus Chapecó, SC). Realiza pesquisa nas áreas de ecologia funcional, ecologia de comunidades e ecossistemas. Estuda temas ligados aos aspectos funcionais da diversidade em ecossistemas naturais e agroecossistemas.

Ilyas SIDDIQUE, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Ciências Ambientais Tropicais (2001) pela University of Aberdeen (Grã Bretanha) em colaboração com o Institute of Fundamental Studies (Sri Lanka), aperfeiçoamento em Estatística (2007) pelo International Centre of Excellence for Education in Mathematics (Austrália), doutorado em Ecologia (2008) pela University of Queensland (Austrália). Completou um pós-doc em Funções e Serviços Ecossistêmicos (2009-2011) pela Universidad Nacional Autónoma de México. Atualmente atua como professor efetivo na Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), na área de agroecossistemas e áreas afins. Pesquisa análises integrativas de interações entre múltiplas funções e serviços ecossistêmicos, especialmente em agroecologia; sistemas (agro)florestais; regeneração florestal; recuperação biológica, física e química de solos degradados; resiliência de ecosistemas manejados; ciclos biogeoquímicos e de água; biodiversidade funcional. Desde 2001 tem ensinado em programas de graduação e desde 2003 na pós-graduação em agroecologia, sistemas agroflorestais, ciências ambientais, botânica, ecologia de florestas e do semi-árido, ciência do solo, estatística, metodologia de pesquisa científica em universidades na Grã Bretanha, Alemanha, Austrália, México e Brasil. Tem atuado como revisor convidado pelos periódicos Ecology, Oecologia, Plant and Soil, Tree Physiology, Environmental Monitoring and Assessment, Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi-Ciências Naturais, Biotemas.

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Publicado

2018-04-20

Como Citar

PARRA, V., SCHULER, H. R., SIMÕES-RAMOS, G. A., CASAGRANDE, A., MAGNANTI, N. J., SANTOS, K. L. dos, … SIDDIQUE, I. (2018). METODOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA O DIÁLOGO DE SABERES: AÇÕES TRANSFORMADORAS DA REDE DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS AGROECOLÓGICOS DO SUL DO BRASIL - REDE SAFAS. Revista Brasileira De Agroecologia, 13(1). https://doi.org/10.33240/rba.v13i1.49997

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